07 JUN 2018
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO LEVANTA PROPOSTAS PARA CONFERÊNCIA NACIONAL
O evento organizado pela Secretaria de Educação, Esportes e Cultura uniu professores e sociedade.

A 3ª Conferência Municipal de Educação, preparatória para a CONAE/2018 aconteceu nesta terça (06) e teve como tema central: “A consolidação do Sistema Nacional de Educação –SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

O Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – RS, André Lemes da Silva, deu inicio palestrando sobre a importância da Conferência Nacional, após este momento inicial os delegados eleitos pelas escolas se dividiram em oito eixos de discussões, sendo eles:

1º - O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.

2º - Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.

3º - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social.

4º - Planos decenais, SNE e democratização da educação: acesso, permanência e gestão.

5º - Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.

6º - Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.

7º - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

8º - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Destas salas de discussões foram encaminhados apontamentos para elaboração de documento final da 3ª Conferência Municipal de Educação.