16 MAI 2018
PROJETO SER ADOLESCENTE É LANÇADO PARA A COMUNIDADE
O projeto busca promover ações direcionadas a problemas como violência, discriminação, uso de drogas, bullying outras transgressões disciplinares

O que é ser adolescente? É enfrentar uma fase de mudanças, formação, decepções, conflitos e emoções. E lidar com uma serie de sentimentos e vivências novas. Não é Ser criança nem Ser adulto mas é Ser Humano. Tendo em vista este contexto a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura em cumprimento à Lei 3.617/2011, através deste projeto, propõe momentos de reflexão e diálogo que levem ao desenvolvimento de ações direcionadas à prevenção de situações de violência, discriminação, uso de drogas, bullying outras transgressões disciplinares, buscando a garantia de direitos humanos e sociais e a valorização da vida.

Serão realizadas ações de capacitação de educadores e alunos, a fim de que possam atuar como agentes multiplicadores de conhecimentos, promovendo ações educativas que levem ao estímulo e motivação. Desenvolvimento de práticas voltadas à valorização da vida e o respeito às diferenças, além de promover debates sobre os riscos a que estão expostos os adolescentes (sexualidade, alcoolismo, drogas, valores humanos, violências, negligencias, entre outros) e as obrigações educacionais da família. Buscar parcerias para trabalhar o combate ao uso de entorpecentes nas comunidades escolares.

Por que um projeto voltado para os adolescentes?

O projeto surge devido à observação que nos dias atuais o processo de evolução do estilo de vida é acelerado deixando os jovens perdidos sobre os valores que devem seguir. A escola pode acionar a auto-estima e o comprometimento social e incentivar formas de sociabilidade pautadas no respeito e na solidariedade.

Hoje o adolescente tem sido a principal vítima de todo este “bombardeio” de desvalorização social, um mundo a sua volta com atrativos negativos para a sua formação cidadã.

Notamos, que o acesso às drogas lícitas e ilícitas estão muito fáceis, que a intolerância emocional gera violência com muita facilidade, que a imprudência às leis (bebidas, condução de veículos, respeito a horários, educação de convivência) estão cada vez mais presentes sem o controle da família ou autoridades. Enfim, o Adolescente precisa urgente, mesmo ele não tendo esta visão, de um auxílio e acompanhamento em suas ações e mudanças de comportamento em muitas situações.

É necessário que a escola seja capaz de lidar com novos valores e novas ideias que surgem com as constantes transformações sociais. O professor tem papel importante como agente transformador, propiciador de ambiente de resgate, de conscientização e de socialização de conhecimentos.