04 OUT 2016
Outubro Rosa: ESF Fonseca realizou atividades referentes a campanha
Durante a ação educativa,as mulheres puderam receber tratamentos de beleza, além de participarem de sorteio de brindes, entre outras atividades

Na tarde desta segunda-feira (3) o Posto de Estratégia da Família (ESF), localizada na Vila Fonseca, realizou a Mateada Rosa sobre a Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, referente ao Outubro Rosa.

Durante a ação educativa, mulheres de diferentes idades puderam receber tratamentos de beleza, orientações sobre a prevenção, mamografias, além de participarem de sorteio de brindes. Também houveram depoimentos de mulheres sobreviventes ao câncer de mama, no qual compartilharam experiências e superações.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, simboliza com a sua cor e o laço, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Os homens também podem desenvolver esse tipo de tumor. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento desse tumor são: Idade acima dos 50 anos, história própria ou familiar de câncer de mama, não ter filhos, exposição significativa a raio X, primeira menstruação cedo, menopausa tardia, primeira gestação após os 30 anos.

De acordo com as recomendações, deve ser realizado o exame clínico das mamas em mulheres de todas as faixas etárias, como parte do atendimento integral à mulher. Também pode ser feito o autoexame uma vez por mês. Se diagnosticado o câncer e tratado oportunamente, o prognóstico poderá ser bom.

Para mais informações:
ESF 02- Vila Fonseca