18 JUL 2016
EFA-Sul: Pais, estudantes e educadores participam da primeira assembleia
Grupo conheceu a experiência pedagógica implantada e as ações desenvolvidas diariamente na instituição

Cercados de expectativa por conhecer um pouco mais do cotidiano escolar da primeira turma da EFA-Sul, dezenas de pais, familiares, associados e apoiadores participaram da primeira assembleia promovida pela Escola Família Agrícola da Região Sul.

A instituição iniciou as atividades este ano e recebe alunos de Canguçu, Cerrito e Pelotas, dentre outros municípios vizinhos.

O encontro iniciou pela manhã com mística de abertura, apresentação do grupo e do estatuto social da associação responsável pela EFA. Com a presença de educadores, os presentes puderam tirar dúvidas e entender, dentre outros pontos, o processo de educação baseada na Pedagogia da Alternância.

– Os pais conheceram passo a passo como funciona a experiência pedagógica, como é o cotidiano e a participação dos estudantes para que a escola funcione bem – explicou o coordenador da associação mantenedora da EFA-Sul, Cleu Ferreira.

Segundo ele, uma das tarefas dos educadores é identificar características individuais dos estudantes e, a partir delas, montar estratégias coletivas e dinâmicas voltadas à construção do conhecimento.

– É um modo de pensar diferente. Não queremos que um ou outro avancem individualmente. Queremos que todos caminhem juntos – conclui.

Formada por 33 estudantes, a primeira turma do curso Técnico em Agricultura (com ênfase em Agroecologia) participará do ato inaugural da EFA na próximo dia 3 de agosto. A solenidade é aberta ao público e ocorrerá pela manhã no auditório do Centro de Treinamento de Agricultores (CETAC).

> Para saber mais:

- EFA-Sul é tema de debate no Fórum da Agricultura Familiar

- EFA-Sul: Região dará passo decisivo na reversão do êxodo rural

- Primeira turma de estudantes da EFA-Sul