12 JUL 2016
Aluno da Escola La Salle vence concurso de redação
Andrei Soares Mota conquistou o primeiro lugar em concurso promovido pela Secretaria de Educação sobre os Jogos Olímpícos

Estudantes do município de Canguçu participaram de um concurso que buscou identificar o melhor texto sobre os Jogos Olímpicos. A redação Os Valores Olímpicos, do aluno Andrei Soares Mota, ficou em primeiro lugar e foi premiada durante o revezamento da Tocha olímpica no município.

Na última quarta-feira (6) mais de 12 mil pessoas assistiram o momento em que o estudante foi homenageado pela secretária de educação, Ledeci Coutinho. Andrei e o diretor da Escola La Salle, José Luiz Cunha, subiram ao palco para o recebimento de um certificado que destaca a conquista.

O autor tem 14 anos e estuda na Escola São João Batista de La Salle. Para elaborar o texto, Andrei recebeu orientação da professora Carla Borges Guerra.

> Confira abaixo a redação vencedora do concurso

Os valores olímpicos

A palavra valor significa um ato que não é ganho sem batalha, sem conquista, sem disputa. Tem um preço, uma luta, uma missão a ser cumprida. E, como tal, pode ser comparado às Olimpíadas, esse evento imenso que abrange vários países do mundo e que já passou por várias situações ao longo dos tempos, até ser considerado a maior celebração do esporte mundial.

A cada quatro anos, criadas pelos gregos, as Olimpíadas buscam trazer a chama da paz e harmonia, ao longo de mais de trinta edições que se realizaram, sendo essa de dois mil e dezesseis, a primeira a acontecer na América do Sul, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Amizade, Excelência, Respeito, Coragem, Determinação, Igualdade e Inspiração constituem os valores olímpicos e paraolímpicos. Entre eles, o Respeito, a Coragem e a Amizade formam a essência desses valores e de certa forma se sobressaem sobre os demais, uma vez que estão diretamente ligados às emoções humanas e às suas relações. Todos são indissociáveis, mas esses três em particular representam ou deveriam representar o norte, o ponto de equilíbrio não só nesse momento de competição, mas em todos os momentos da vida.

O Respeito é o valor que nos coloca frente à frente com nossos adversários ou não, lembrando aquela célebre frase que diz que “nosso direito termina onde começa o do nosso semelhante”.. O Respeito nos firma como seres humanos, seres sociáveis, capazes de bem viver em grupo e colaborar com ele.

A Coragem nos instiga, nos leva a desafiar limites. Pode ser a linha entre a vitória e o fracasso, o nome escrito na história ou mais um na multidão... a Coragem fortalece o espírito, nutre emoções, as controla e pode ser fundamental num momento de extrema adversidade.

E a Amizade? O que dizer desse valor misturado com sentimento, com compaixão e até privações. A Amizade é o alicerce da vida. Saber que podemos contar com outra pessoa, em qualquer circunstância, nos torna fortes, diferenciados. Seja um olhar, um gesto, uma palavra que nos acalenta. Sentir-se querido é sentir-se vivo! Seja na vitória ou na derrota, um amigo fiel nos ampara sempre.

Ser o mais rápido, o mais alto e o mais forte (“Citius, Altius, Fortius”), de acordo ocm o que diz o lema dos Jogos, criado pelo Barão de Cobertin, celebra os valores humanos e os traz para o espírito das disputas, onde os elos entrelaçados, que representam os cinco continentes, ratificam a importância de cada um no todo, passados de mão em mão pela representatividade da Tocha Olímpica.

Assim, a disputa desse evento que se aproxima pode nos trazer um grande legado: quem realmente somos e como nos comportamos diante das situações que a vida nos apresenta. Cada vitória, cada recorde quebrado, cada milésimo de segundo que separa o vencedor dos demais participantes, a dor superada, o limite quebrado, o corpo levado à exaustão poderá servir para que a compreensão dos valores olímpicos e paraolímpicos nos faça pensar na nossa real condição humana e no proveito que o coletivo impacta individualmente sobre cada ser.

Que venham os jogos! Que celebremos seus valores!

Andrei Soares Mota, 14 anos
Escola São João Batista de la Salle