06 JUN 2016
Consulta Popular: Canguçuenses elegem Saúde como prioridade
Com 195 votos, proposta 13 foi a preferida dos eleitores. As cinco iniciativas mais votadas avançam para a próxima etapa da consulta

Quase 300 canguçuenses compareceram às urnas nesta segunda-feira (6) para indicar as áreas prioritárias onde deverão ser aplicados recursos do orçamento estadual. A votação ocorreu das 10h ao meio-dia no Ginásio Municipal.

Preferida entre a população, a proposta 13 recebeu 195 votos. A iniciativa está ligada à Secretaria Estadual de Saúde e prevê qualificação e financiamento da rede. Na prática, os recursos serão empregados para qualificação e financiamento de centros de especialidades com referência regional e também para hospitais de referência regional acima de 70 leitos.

Presente ao evento, o prefeito Gerson Nunes participou da assembleia e foi um dos primeiros a votar.

– Nós, que representamos um projeto popular, temos o compromisso de participar de ações como esta, que ampliam o envolvimento das pessoas nas decisões de governo. Assim estamos contribuindo em busca de mais recursos para nosso município e região – avaliou o gestor.

A proposta 3 – ligada ao Desenvolvimento Rural – recebeu 79 votos e ficou em segundo lugar. A iniciativa contempla recursos para a Agricultura Familiar, incentivando práticas ligadas à fruticultura, olericultura, apicultura, suinocultura, avicultura, dentre outras.

Outras três propostas que ficaram entre as cinco mais votadas também serão encaminhadas para a etapa seguinte, que acontecerá no dia 15 deste mês. Nesta data os delegados eleitos nos municípios participarão de encontros regionais, onde definirão quatro propostas por região. Estas iniciativas irão à votação nos dias 5, 6 e 7 de julho, onde todos os eleitores poderão votar através da internet.

> Confira o resultado final da votação no município:

Total de eleitores: 297
Votos válidos: 295
Brancos: 2
Nulos: zero voto
Proposta 13 – Qualificação e financiamento da rede de Saúde – 195 votos
Proposta 03 – Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar – 79 votos
Proposta 01 – Correção, recuperação e manutenção do solo – 15 votos
Proposta 07 – Qualificação profissional e empresarial do turismo – 2 votos
Proposta 12 – Formação continuada e ressignificação da prática pedagógica – 2 votos
Proposta 06 – Infraestrutura e equipamentos turísticos – 1 voto
Proposta 02 – Apoio à cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte – 1 voto