15 ABR 2016
Canguçu receberá a Chama Olímpica dia 6 de julho
Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai passar por 329 cidades de todos os estados do Brasil e unir o país em torno do evento olímpico

Os Jogos Rio 2016 vão tomar as ruas de Canguçu e de todo o Brasil. A partir do dia 3 de maio, o Revezamento da Tocha Olímpica vai percorrer o país. Em 95 dias, 329 cidades das cinco regiões receberão a visita da Chama Olímpica. A rota do Revezamento da Tocha Olímpica ligará o Brasil de norte a sul, envolvendo a população com os Jogos e levando o espírito Olímpico a todos os cantos do país.

No município a Chama Olímpica passará no dia 6 de julho, reunindo as várias instituições de ensino, comerciais, esportivas e culturais da cidade ao longo de todo trajeto que corresponde da Avenida 20 de Setembro à Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, onde estará situado o palco de apresentações em comemoração ao evento.

A nadadora Canguçuense Luiza Rios, medalhista de ouro em várias competições é uma das condutoras selecionadas para conduzir a chama olímpica no município. Luiza tem 21 anos, mora em Canguçu com seus pais Maribel Rios e José Joaquim Braga Rios.

Pratica natação desde os 6 anos de idade e por incentivo do seu treinador Jotape, em 2015 começou a competir em eventos esportivos na modalidade natação paraolímpica. Sua rotina divide-se em treino à tarde duas vezes por semana e estudo à noite. A nadadora está no 8º semestre da faculdade de Direito.

Seu treinador que mora no Rio de Janeiro vem de uma à duas vezes por mês para realizar os treinos técnicos com a nadadora que tem o apoio da rede de farmácias Associadas e da empresa do ramo exportação e importação de produtos, Condorfoods.

Luiza participou das etapas regionais do Circuito Brasil Caixa Loterias e de todas as fases nacionais em 2015.

Algumas informações gerais:

•    O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai percorrer 329 cidades do Brasil em 95 dias, alcançando 90% da população do país em todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.

•    #ChamaGeral é a campanha digital de engajamento do Comitê  Rio 2016 para o Revezamento da Tocha Olímpica. As ações serão realizadas no ambiente digital com o objetivo de mostrar a essência, o calor e a diversidade dos brasileiros. A ideia é atrair os brasileiros para a rua, mostrar a multiplicidade cultural, natural e popular do povo.

•    Predominantemente branco, o uniforme dos condutores da Tocha Olímpica representa a paz e a união entre as diferentes culturas regionais e os povos do mundo, presentes na diversidade da população brasileira. O amarelo simboliza a Chama Olímpica e, ao lado do verde, homenageia as principais cores da bandeira do Brasil.

•    Serão produzidas cerca de 65 mil peças, entre uniformes para condutores, corredores de apoio e equipe de trabalho.

•    A tradicional cerimônia de acendimento da Chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade, será realizada em 21 de abril ao meio-dia.

•    O Revezamento da Tocha Rio 2016 no Brasil começará por Brasília, no dia 3 de maio.

•    A Chama percorrerá cerca de 20.000 quilômetros por estradas brasileiras e 10.000 milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande.

•    A viagem se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da Tocha acenderá a Pira Olímpica durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã.

•    Serão 12.000 condutores da Tocha. Ao longo dos próximos meses, o Comitê Organizador dos Jogos e os Patrocinadores Oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, Coca-Cola, Nissan e Bradesco, anunciarão os demais selecionados que terão o privilégio de conduzir a Tocha Olímpica.