22 MAR 2016
Prorrogadas as inscrições para a EFASUL
Interessados podem se inscrever através da internet até o dia 30 de março. Serão disponibilizadas 35 vagas para a formação em nível médio/técnico em agroecologia

Canguçu será a sede da nova Escola Família Agrícola (EFA), instituição baseada na pedagogia da alternância e responsável por uma metodologia de ensino voltada à formação de filhos de agricultores. As inscrições para a primeira turma da EFASUL estão abertas através da internet.

Mais do que uma instituição de ensino técnico agrícola, o modelo leva em conta pilares como a pedagogia da alternância, o desenvolvimento do meio e a formação integral dos jovens. A instituição será gerida por uma associação local, criada para este fim.

O curso tem duração de três anos e meio e, após este período os alunos receberão o certificado de formação em nível médio e técnico em agroecologia. A primeira certificação será feita pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul). As inscrições permanecem abertas até o dia 30 de março. Os interessados devem fazer a inscrição online ou baixar a ficha de inscrição (disponível no link acima) e, após preenchê-la, enviar por e-mail para efasulrs@gmail.com. A ficha também pode ser entregue na sede da UNAIC, uma das entidades parceiras da EFASUL.

Seleção dos candidatos

Poderão se inscrever jovens de todos os municípios da região. Para se inscrever é necessário ter concluído o Ensino Fundamental e ser filho de pequenos agricultores, quilombolas, indígenas ou assentados da reforma agrária. A seleção ocorrerá por meio de entrevistas com os estudantes e seus familiares.

Inscrições: até o dia 30 de março
Anúncio das datas de entrevistas: dia 30 de março
Entrevistas: de 1º a 15 de abril
Divulgação dos selecionados: 30 de abril
Início das aulas: 16 de maio

Metodologia da EFA

Os alunos permanecem na escola cumprindo uma carga horária integral durante cinco dias da semana. Nas sextas-feiras, inicia outro período de aprendizado: é quando todos vão para a propriedade dos pais e familiares, onde permanecem na semana seguinte, com o compromisso de desenvolver um projeto de pesquisa sobre variados aspectos do meio rural. Sete dias depois, na segunda-feira, alunos e professores se reúnem para debater os resultados alcançados.

Pedagogia da alternância

Uma semana na escola, uma semana na propriedade dos pais ou familiares. A fusão entre o conhecimento empírico herdado dos antepassados se mistura aos dados científicos, atualizados pelos professores. O resultado é a valorização do saber repassado pelas gerações antigas sobre temas ligados ao meio rural. O entendimento sobre a terra, os benefícios das plantas medicinais e tantas outras formas de patrimônio imaterial ganham novas cores. A conclusão nunca é definitiva, já que todo o processo parte de uma construção constante. Porém, enquanto tece uma nova rede com antigos e novos saberes, o estudante desvela um emaranhado de conhecimento que, no fundo, diz muito sobre si e sobre a história de cada família da região.

EFASUL

Pelo menos quatro instituições de ensino participam da comissão responsável pela escola destinada à formação de filhos de agricultores. Entre elas estão: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O grupo é composto pela associação gestora, EMBRAPA, EMATER, Prefeitura de Canguçu, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Cooperativa União, União das Associações Comunitárias de Canguçu (UNAIC), Movimento Quilombola e Secretaria de Educação de Canguçu.

Reversão do êxodo rural

A permanência de egressos da EFA no meio rural foi o tema da dissertação de mestrado do pesquisador Adair Pozzebon, de Santa Cruz do Sul. Um dos dados levantados pelo trabalho acadêmico apontou que 82% dos ex-alunos permaneciam no campo, garantindo a manutenção da qualidade de vida no meio rural e contribuindo para a produção de alimentos mais saudáveis, já que a escola leva em conta a prática agroecológica.

Cléu: (53)8413-6456
Patrícia: (53)8114-8771 / 8141-8495
Jair: (53)8448-2763

Blog EFASUL