26 JAN 2016
Compromisso ambiental: Padaria Municipal adquire novo forno que dispensa uso de lenha
Iniciativa garante mais qualidade na produção de pães, melhores condições de trabalho aos servidores e redução de poluentes na Natureza

Buscando manter serviços que visam melhorar a qualidade de vida da população, a prefeitura através da Secretaria de Assistência Social trabalha para manter a Padaria Municipal, um projeto social pouco comentado entre a comunidade, mas que há mais de 30 anos  desenvolve um serviço que assegura o "pão de cada dia" a uma média de 127 famílias canguçuenses.

A iniciativa conta com uma equipe de quatro funcionários que se dedicam com responsabilidade desde o processo de fabricação até o momento da entrega do alimento aos beneficiários cadastrados e instituições como escolas municipais urbanas e rurais, creches, Lar dos Idosos, Casa da Criança, e Casa do Adolescente, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Hospital de Caridade e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) dos principais bairros da cidade.

Em média são produzidas 1,2 mil unidades diárias de pães, com exceção no período de férias das escolas, onde são produzidas apenas as quantidades necessárias para abastecer as pessoas e entidades assistidas pelo projeto.

A padaria que antes funcionava com forno movido a lenha agora pode contar com forno elétrico adquirido em novembro do ano passado, que segundo os servidores que trabalham no local facilitou muito o método de produção no que diz respeito à qualidade e tempo de preparo, bem como na própria saúde dos funcionários, que antes tinham que carregar lenha e se submeter às variações de temperatura do ambiente interno para o externo.

A Padaria Municipal fica localizada em uma área residencial, sendo que a fumaça lançada no ar pelo antigo forno provocava incômodo para os vizinhos mais próximos. O equipamento adquirido também prima pelo aspecto ambiental. Ao utilizar energia elétrica ao invés de lenha, o novo forno exerce um papel importante na redução de poluentes lançados na natureza.