19 JAN 2016
Secretaria de Desenvolvimento Rural faz manutenção de estradas vicinais na região rural
Município renovou o maquinário e agora intensifica a recuperação das vias principais e acessos secundários

A prefeitura municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) vem intensificando nos últimos meses, graças aos dias de estiagem, um trabalho de assistência e manutenção nas estradas rurais - principais e corredores - buscando conservar e  aperfeiçoar o trânsito rural, oferecendo assim condições seguras e garantindo aos moradores dessas localidades serviços como o escoamento da produção agrícola e acesso à saúde e educação para a população do interior.

Esta atividade é uma ação de rotina na Secretaria, que busca atender as demandas por melhorias num perímetro composto por 8 mil quilômetros de estradas e vias não asfaltadas, que constituem o tráfego rural do município, o que exige uma manutenção permanente.

A ação é executada por equipes formadas para atender cada distrito municipal. Elas percorrem o interior dando manutenção a essas estradas, fazendo levantamentos nas mesmas e analisando trechos que serão estudados por profissionais capacitados, definindo os serviços que deverão ser realizados em determinada localidade. Esses serviços vão desde cascalhamento e abertura de estradas até manutenção e construção de pontes. A parceria com os Conselhos Distritais formados por moradores dos cinco distritos que constituem o município tem uma participação importante nessa etapa de manutenção.

Os trabalhos estão sendo realizados com uma praça de maquinário renovada pela atual gestão através de recursos próprios e recursos adquiridos junto ao Governo Federal. O serviço realizado pelos funcionários somados aos equipamentos necessários garante a continuidade do processo de melhoramento das estradas, permitindo principalmente a chegada dos insumos necessários para as produções agrícolas, já que o município possui o maior número de minifúndios da América Latina.

A maioria do deslocamento da população rural se dá através das estradas vicinais (ou corredores). Assim a preocupação se torna frequente com esses segmentos, até mesmo pelo fato de se evitar as dificuldades impostas pelas condições das vias.

Técnicas de manutenção

A manutenção realizada protege a pista de rolamento impedindo que as águas corram diretamente sobre ela e evitando assim a erosão da terra através de técnicas como cascalhamento, desaguadores (cortes feitos nas laterais da estrada) e sarjetas. Os serviços realizados garantem o tráfego normal da população rural contribuindo assim para a fixação das famílias no campo e a melhoria das condições de vida.

Cronograma dos serviços de manutenção a serem realizados pela SDR:

O ciclo de atividades de recuperação depende da demanda de cada localidade.

1º Distrito

- Patrolamento no Passo do Atalho (estrada principal e corredores já concluidos)

- Patrolamento no Passo da Irara (estrada principal e corredores já concluidos)

- Patrolamento na Coxilha dos Amaral (estrada principal e corredores já concluidos)

- Patrolamento na Coxilha dos Cavalheiros (estrada principal e corredores já concluidos)

2º Distrito - Herval

- Estancia da figueira (estrada principal e corredores, incluidos assentamentos, já concluidos)

2º Distrito - Florida

- Potreiro Grande

- Pantanoso

- Estrada Principal da Florida

3º Distrito

- Boa Vista

- Rincão do Progresso e arredores

- Faxinal e arredores

4º Distrito

- Coxilha das Flores

- Rincão dos Melões

- Passo do Carvão e arredores

5º Distrito

- Costa do Sapato

A Secretaria de Desenvolvimento Rural pede aos moradores das localidades citadas no cronograma, para que se atente aos reparos necessários nas vias, solicitando os mesmos quando a equipe estiver realizando os trabalhos de manutenção na sua localidade. Para maiores informações ligue para o telefone 3252-9542/3252-9543/3252-2754/3252-3950.