04 DEZ 2015
Prefeitura assina contrato inédito com Hospital e repassará R$ 75 mil por mês à entidade
Acordo tem validade de 12 meses e garante mais qualificação nos serviços de urgência e emergência

Até bem pouco tempo uma dúvida pairava diante da necessidade de atendimento de urgência, especialmente à noite: procurar o Pronto Socorro ou Pronto Atendimento Municipal?

Um contrato inédito firmado esta semana entre a Prefeitura de Canguçu e o Hospital de Caridade (HCC) resolverá o impasse, além de ampliar os serviços de saúde para a população.

Na prática, todos os atendimentos de urgência e emergência à noite, entre 22h e 7h, serão concentrados no Pronto Socorro. Aos finais de semana este tipo de serviço também ocorrerá no hospital, desde às 22h de sexta até às 7h de segunda-feira.

Em contrapartida o município pagará R$ 75 mil por mês para a instituição de saúde, além de garantir uma ambulância com suporte avançado, dois médicos plantonistas 24h, incentivo para a compra de medicamentos e material ambulatorial.

Para o prefeito Gerson Nunes, a iniciativa representará avanços para a saúde no município, além de um apoio financeiro maior ao HCC.

– Estamos felizes em consolidar este contrato, ampliando o repasse de recursos ao hospital. Certamente a harmonia entre as duas entidades trará muitos benefícios para a população – opinou.

Conforme a secretária de saúde, Luciane Bastos, o acordo firmado não provocará o "fechamento de serviços", como chegou a ser falsamente divulgado por algumas pessoas.

– Estamos apenas realocando um serviço que ocorria aqui no Pronto Atendimento para o Pronto Socorro. Com isso a prefeitura pode aumentar o investimento financeiro no Hospital de Caridade e aumentar também os serviços à população – afirmou.

O Pronto Atendimento Municipal manterá os serviços normalmente, de segunda à sexta-feira, entre 7h e 22h. O contrato assinado entre as entidades tem validade de 12 meses.

> Como fica o atendimento de urgência e emergência

- De segundas às sextas-feiras, das 7h às 22h: Pronto Socorro e Pronto Atendimento permanecem abertos

- De segundas às sextas-feiras, das 22h às 7h: Atendimento no Pronto Socorro

- Finais de semana (das 22h de sexta às 7h de segunda-feira) e feriados: Atendimento no Pronto Socorro