Ir para o conteúdo
Canais Oficiais

Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Canguçu - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Flickr
Canal do Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
22
22 NOV 2015
Galeria de Imagens: Desfile marca encerramento da Semana da Consciência Negra
No domingo também ocorreu a entrega da Comenda Miné para canguçuenses que se destacaram na promoção da cultura quilombola

 

Centenas de canguçuenses participaram das atividades realizadas durante a 3ª Semana da Consciência Negra. A programação incluiu palestras, atividades escolares e mostra cultural.

– Foi uma semana muito intensa, fundamental, maravilhosa! Tivemos vários momentos de reflexão sobre o papel das 15 comunidades quilombolas do município e sobre a história e a contribuição do negro no Brasil – explica a coordenadora de Ações para Etnias, Maica Soares.

Na última sexta-feira (20), dia de Zumbi e da Consciência Negra, o Cine Teatro recebeu variadas atividades abordando a temática. O evento contou com a palestra da professora Marielda Barcellos Medeiros, além de apresentações de capoeira, dança afro e Hip Hop.

Para o prefeito Gerson Nunes, a iniciativa busca valorizar a cultura e a história dos povos africanos, ressaltando sua importância na formação da população brasileira. O gestor também destacou a importância da luta contra o racismo e o preconceito.

– Nosso município tem o maior número de comunidades reconhecidas pela Fundação Palmares. Isso nos orgulha e aumenta nosso compromisso de desenvolver ações governamentais para essas entidades – avaliou o prefeito, salientando a recente conquista dos primeiros talões do produtor para agricultores quilombolas.



> Município garante conquista inédita para comunidades quilombolas

No encerramento ocorreu o desfile “Beleza Negra”. A jovem Renata Duarte (Comunidade Maçambique/Escola Francisco Meireles) foi escolhida rainha, tendo Luana de Cantos Duarte (Comunidade Filhos dos Quilombos) como primeira princesa e Fernanda da Silva Silveira (Escola Nunes de Artes Marciais) eleita segunda princesa.



> Clique e confira a galeria de imagens do evento

A programação foi concluída no domingo (22) na localidade de Passo do Valadão. Neste ano a comunidade quilombola Cerro da Boneca foi responsável por sediar o evento de encerramento, com a entrega da Comenda José Norberto Borges (Miné) a duas pessoas que se destacaram na promoção da cultura negra. Os homenageados desta edição foram Olívio Nogueira Dias (Comunidade Favila) e Arnaldo Dias (Comunidade Passo do Lourenço).

 

localização
Endereço
Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, 420 - Centro
CEP: 96600-000
contato
Fale conosco
(53) 3252-9500
gabinete@cangucu.rs.gov.br
atendimento
Horários
Atendimento de Segunda-feira à Sexta-feira das 08h30m às 11h30m e das 13h às 16h
redes sociais
Canais oficiais
Siga a Prefeitura nas Redes Sociais e compartilhe!
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia