28/10/2015
Comunidade de Pantanoso ganha nova Unidade Básica de Saúde
Revitalização foi concluída através de uma parceria entre a comunidade e o Governo Municipal

Mais uma reivindicação encaminhada através dos Conselhos Distritais foi atendida pelo Governo Municipal. Foi inaugurada na última semana a obra de revitalização da Unidade Básica de Saúde de Pantanoso (UBS-Pantanoso).

Coordenada pela própria comunidade, as obras foram executadas através de uma parceria com a Prefeitura de Canguçu, que liberou material e equipamentos.

Pelo menos duas unidades de saúde foram concluídas recentemente – em Baixada do Rodeio e Sanga Funda. Em outras localidades rurais as obras estão em andamento. A participação popular, conforme destacou a secretária de saúde, Luciane Bastos, tem sido fundamental para conquistar as melhorias

– O pedido de revitalização foi apresentado pelos conselheiros e estamos atendendo mais esta demanda, demonstrando que a organização da comunidade é fundamental para o crescimento da mesma – avaliou.

Ao parabenizar os moradores da localidade pela organização, o prefeito Gerson Nunes lembrou que a parceria com a população tem trazido várias conquistas para as localidades.

– Podemos citar a cobertura de pelo menos dez quadras esportivas e a reforma de aproximadamente dez unidades de saúde, que garantirão aos canguçuenses um atendimento com mais qualidade e mais próximo das residências – destacou.

A localidade de Pantanoso é uma das regiões beneficiadas pelo programa Mais Médicos. A equipe responsável pelo atendimento foi representada no ato pelo médico Guillermo Linares. Com larga experiência de atuação em países africanos, Venezuela e em Cuba, sua terra natal, Linares salientou que a luta contra as doenças é um compromisso que deve ser compartilhado entre todos.

– Os remédios ajudam no controle da doença, mas a alimentação adequada e a atividade física são fundamentais para uma vida saudável – alertou o médico, já familiarizado com a língua portuguesa.

Além dos membros do Governo Municipal, participaram do ato os vereadores Rodinha e Nevinho Nörnberg; a diretora do Hospital de Caridade, Raquel Canez; o presidente da Associação de Moradores, Antônio Francisco Soares; conselheiros distritais e integrantes da comunidade.