19 OUT 2015
Governo municipal busca polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para Canguçu
Reunião contou com a presença da deputada Miriam Marroni, reitora da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) Cleuza Dias, prefeito Gerson Nunes e secretária de Educação Ledeci Coutinho

Na quinta-feira (15) ocorreu o encontro com o prefeito Gerson Nunes, a secretária de Educação e Esportes Ledeci Coutinho, a deputada estadual Miriam Marroni e a reitora da Furg, Cleuza Dias. O objetivo foi discutir alternativas para ampliar a oferta do ensino superior aos jovens de Canguçu.

Com mais de 60% da população vivendo na zona rural, sendo que grande parte não tem possibilidade de deixar a cidade para estudar, a implantação de um polo de ensino à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é apontada pela administração municipal como caminho para atender à demanda por educação superior.

“Estamos a 110 km de Pelotas e cerca de 70 km de São Lourenço do Sul, onde existem campi presenciais. No entanto, a existência da UAB em Canguçu seria fundamental para facilitar o acesso à formação”, disse o prefeito.

Conforme a deputada Miriam, é preciso envolvimento político em parceria com a Furg para que o polo de ensino à distância seja instalado. “A Universidade Aberta permite atender as demandas locais de forma sustentável, com vagas e cursos de acordo com a necessidade daquela região”, destacou.

Com mais de 12 mil alunos em seus campi e diversos cursos ofertados em polos de ensino à distância, a Furg tem interesse em fazer parte e oferecer cursos através da UAB em Canguçu. “Temos essa vocação de formarmos parcerias com os municípios e queremos estar inseridos nesta proposta”, afirmou Cleuza.

Como funciona

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferece cursos através de ensino à distância, ampliando o acesso ao ensino superior em todo o país. Através de parcerias, cada pólo pode contar com diversos ministrados por professores de universidades sediadas em diferentes locais.
Aos municípios onde estão os polos cabe a tarefa de oferecer a infraestrutura física e tecnológica para a instalação da UAB, como prédio e computadores, por exemplo.