08 SET 2015
Nova Unidade Básica de Saúde é inaugurada em Sanga Funda
Reivindicação do Conselho Distrital foi atendida através de uma parceria entre o Governo Municipal e a comunidade

Em clima de comemoração foi inaugurada neste domingo (6) a nova Unidade Básica de Saúde de Sanga Funda, que prestará atendimento para todos os moradores da localidade e região.

A unidade foi concluída através de uma parceria entre o Governo Municipal e a comunidade. O prédio da antiga Escola Nossa Senhora da Glória foi cedido ao município, que investiu em material para a reforma. Os moradores ingressaram com a mão-de-obra e o trabalho foi concluído em poucas semanas.

Virando a página

Em setembro de 1991 – há 24 anos – os moradores protocolaram junto à Assembleia Legislativa um pedido para que a região de Sanga Funda deixasse de fazer parte de Canguçu e fosse anexada a Morro Redondo. Na época, a localidade da Armada também pretendia ser anexada ao município de Cristal e outra região do 4º Distrito buscava se integrar a Cerrito. Dentre os motivos alegados, a estrutura precária de atendimento por parte do município era um dos principais argumentos.

– Houve um período em que esta comunidade era praticamente abandonada pelas administrações municipais. E hoje temos um belo exemplo de que este tratamento mudou – avaliou o vereador Erroldisnei Borges.

Duas décadas depois, moradores como o Conselheiro Distrital Ariano Ribes não consideram mais a possibilidade de trocar de município. Ribes, mesmo enfermo fez questão de comparecer à inauguração.

– Foi uma luta da comunidade, a partir dos Conselhos Distritais, com a importante participação do seu Ariano. Este trabalho é a prova de que a organização das pessoas resulta em grandes conquistas – avaliou o coordenador de Ações Populares, Cléu Ferreira.

A UBS Sanga Funda foi construída a partir de uma reivindicação do Conselho Distrital, conforme relatou a secretária de Saúde, Luciane Bastos.

– Precisamos cada vez mais valorizar os espaços coletivos, que são os Conselhos Distritais. O sonho que sonhamos juntos se torna realidade. Lutamos muito e hoje a UBS de Sanga Funda pertence a todos, é uma conquista de todos – disse a titular, salientando que os atendimentos na localidade iniciam na próxima semana.

Em seu pronunciamento, o prefeito Gerson Nunes destacou as iniciativas adotadas pelo Governo Municipal em relação àquela região. Na área da educação, o gestor citou a implantação da primeira escola de ensino médio no 4º Distrito. Pelo menos 12 instituições de ensino da rede municipal estão em obras ou na iminência de inicio dos trabalhos de ampliação e cobertura de quadras.

– As escolas Castelo Branco, Marechal Floriano e Gonçalves Dias já estão com projetos para cobertura das quadras. Isso é fruto de muito trabalho e representará mais uma conquista para esta comunidade – salientou o prefeito.

Apenas no 4º Distrito, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realiza obras nas unidades de Passo do Lourenço, Coxilha das Flores e Lauro Sá. A iniciativa foi elogiada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Delair Radtke

– Essa inauguração representa um sinal de vida. Está surgindo um novo momento, principalmente na área da saúde – avaliou.

Após a inauguração, que contou com a presença da comunidade, membros do Governo Municipal, Legislativo, autoridades e convidados, todos participaram de um almoço. À tarde foram realizadas apresentações artísticas e um baile organizado pelos moradores da região.