17 AGO 2015
Município recebe proposta da Telebras para universalização da banda larga
Projeto foi apresentado ao prefeito Gerson Nunes e a outros gestores durante reunião da Azonasul na última sexta-feira

Considerado um avanço importante para vários setores da sociedade, o projeto que prevê a universalização da Banda Larga pode se tornar, em breve, uma realidade para Canguçu.

O município está entre os 23 integrantes do Consórcio Público do Extremo Sul, grupo formado por prefeituras da região integrantes da Azonasul. Na semana passada uma reunião realizada na sede da entidade definiu as metas para a implantação do plano de banda larga executado pela estatal Telebras.

Presente no encontro, o prefeito Gerson Nunes ouviu do presidente da Telebras, Jorge Bittar, as vantagens que a iniciativa representa para cada município da região.

O titular da estatal agradeceu a confiança dos prefeitos na parceria com a Telebras e disse que a empresa irá disponibilizar a sua rede de fibra óptica para conectar os municípios do sul gaúcho. Ele também fez uma apresentação aos presentes, mostrando o papel da Telebras na universalização da banda larga no Brasil.

Nos próximos dias técnicos da Telebras visitarão os municípios para identificar as necessidades de cada um e, posteriormente, montar o cronograma de ações.

PNBL

O Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) foi criado em 2010 pelo governo federal com o objetivo principal de massificar o acesso à internet em banda larga no País. A oferta do PNBL aos municípios é feita de duas formas: tanto pelas concessionárias de telefonia fixa que assinaram termos de compromisso com o Ministério das Comunicações, quanto pela Telebras e provedores parceiros.

A Telebras administra mais de 28 mil km de redes de telecomunicações, atingindo, inclusive, localidades onde não há oferta por parte das concessionárias. A estatal leva infraestrutura até a entrada dos municípios.