Ir para o conteúdo
Canais Oficiais

Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Canguçu - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Flickr
Canal do Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
14
14 AGO 2015
O povo nas ruas: Mais de mil pessoas realizam ato em defesa da Educação
Movimento percorreu as principais ruas da cidade nesta sexta-feira

 

Enquanto marchavam pelas ruas e praças de Paris, em maio de 1968, integrantes de uma geração responsável pela ruptura de antigos costumes carregavam um lema: “a poesia está nas ruas”.

Quase cinco décadas depois, a população de Canguçu demonstrou um gesto inédito de protagonismo. Trabalhadores em educação, estudantes e membros da comunidade local marcharam pelas ruas da cidade pedindo melhorias na educação.

– As pessoas percebem que podem caminhar nas ruas de cabeça erguida, que hoje têm autonomia para lutar sem medo de castigos ou represálias, como ocorria em outros tempos – disse a secretária de Educação, Ledeci Coutinho.

 Entre as pautas levantadas está a reivindicação por mais repasses dos governos estadual e federal. Há também demandas municipais, como o pagamento do piso nacional e a estruturação do plano de carreira dos trabalhadores.

Porém, se a poesia está nas ruas e o povo é quem compõe esta estrofe de lutas, um governo popular deve marchar ao lado dos trabalhadores. Foi o que ocorreu na tarde desta sexta-feira (14), quando o movimento recebeu o apoio de membros do Governo Municipal.

O prefeito Gerson Nunes, a secretária de Educação Ledeci Coutinho, a secretária de administração Eloísa Fraga e a primeira dama Izabel Menegoni caminharam lado-a-lado com os manifestantes pelas principais ruas da cidade, declarando solidariedade ao movimento.

Antes, em frente à prefeitura, o grupo apresentou a pauta de reivindicações, solicitando também a criação de um Fórum Permanente de Gestores em Educação.

– Somos um governo democrático e popular, que respeita e luta por tudo aquilo que possa representar avanços na educação de nosso município – disse o prefeito, ao confirmar que pretende instituir o Fórum de Gestores.

Fórum de Gestores

O texto encaminhado pelo movimento é assinado pelo presidente do Sindicato dos Municipários de Canguçu, Breno Schmalfuss. A proposta é de que o município crie um espaço permanente de debates composto pelos gestores das 36 escolas municipais, onde serão debatidas pautas ligadas à educação.

A paralisação

Professores da rede municipal de educação paralisaram as atividades durante esta semana para debater pautas da educação e reivindicar avanços no setor. O movimento começou por iniciativa dos diretores de escolas municipais. Um dos gestores que coordenou a atividade foi o professor José Luís Cunha, da Escola La Salle.

Volta às aulas

As aulas devem voltar à normalidade na segunda-feira (17). A secretária de Educação relatou que garantirá a recuperação dos conteúdos, sem prejuízo para os estudantes.

 

localização
Endereço
Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, 420 - Centro
CEP: 96600-000
contato
Fale conosco
(53) 3252-9500
gabinete@cangucu.rs.gov.br
atendimento
Horários
Atendimento de Segunda-feira à Sexta-feira das 08h30m às 11h30m e das 13h às 16h
redes sociais
Canais oficiais
Siga a Prefeitura nas Redes Sociais e compartilhe!
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia