13 AGO 2015
Poliomielite: Confira o roteiro de vacinação deste sábado
Crianças de seis meses a cinco anos incompletos devem ser encaminhadas às unidades de saúde para receberem as gotinhas

Neste sábado (15) começa a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Os pontos de vacinação serão distribuidos por várias localidades do município, garantindo assim o acesso da população infantil à imunização.

Paralelamente ao dia "D" contra a pólio o Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios estará realizando também a atualização das vacinas nos menores de cinco anos com vacinas em atraso.

Após avaliação da caderneta vacinal pelos profissionais de saúde, os menores poderão realizar as imunizações e agendar as demais. O procedimento será feito de acordo com a situação de cada criança.

Segundo as orientações do Ministério da Saúde as crianças que estão iniciando o esquema vacinal devem ser imunizadas primeiramente com a vacina inativada da poliomielite (VIP injetável), aplicada aos dois e quatro meses de vida, sendo assim não receberão as gotinhas na campanha. É importante que para a regularização do quadro de vacinas os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação aos postos de saúde.

A Vacina

Protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%.

Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

Poliomielite

A poliomielite erradicada no Brasil desde 1990,  é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

> Clique em "tabela" no anexo abaixo e conheça o roteiro da vacinação