05 AGO 2015
Município receberá nova unidade móvel para SAMU
As ambulâncias antigas poderão ser reaproveitadas em atendimentos de baixa complexidade

O município receberá nova ambulância para a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A aquisição é por meio de doação do Ministério da Saúde.

Além de Canguçu, mais 18 municípios receberão novos veículos, são eles: Ijuí, Alegrete, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, Xangri-lá, Viamão, Tuparendi, Três de Maio, Tramandaí, Torres, Sapiranga, Santo Cristo, Horizontina, Giruá, Getúlio Vargas, Cândido Godói, Pelotas e Três Cachoeiras.

A previsão de entrega dos novos veículos às cidades contempladas é até o final de agosto.

Antes de receber o termo de doação a Secretaria de Saúde Municipal já havia encaminhado dois ofícios de solicitação e inteirado ao ministério responsável a necessidade da renovação de veículo no serviço.

O que é o SAMU?

É um serviço de saúde desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde o Rio Grande do Sul em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde.

Ao ligar para o número 192, o paciente será atendido por profissionais de saúde e médicos treinados para fornecer orientações de primeiros socorros. Os profissionais também definem através do telefone o tipo de atendimento, ambulância e equipes que serão mobilizadas para atender ao caso.

Há situações em que basta uma orientação à distancia. Em outras, a intervenção da equipe se faz necessária.

O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde quer que ele esteja, através de diferentes meios de socorro.

A equipe presta atendimento já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo a possibilidade de sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço de estabilização mais próximo e adequado para a situação do paciente.

De 2008 a 2013 as equipes do SAMU já salvaram mais de um milhão de vidas no Rio Grande do Sul.

Com base em 160 municípios gaúchos, o SAMU atende um percentual de 89,96% da população do Estado. Ao todo, 40 ambulâncias de Suporte Avançado e 186 de Suporte Básico estão em funcionamento.