06 JUL 2015
Município recebe o troféu pela vitória sobre a Costa Rica no Dia do Desafio
O mau tempo não impossibilitou a comunidade canguçuense de participar das atividades referente a data

Nesta segunda-feira (6), o prefeito Gerson Nunes recebeu o troféu conquistado pela comunidade canguçuense pelo Dia do Desafio ocorrido em 26 de maio de 2015.

A conquista sobre os costarriquenhos foi de 14%, com média de 7,5 mil participantes nas atividades físicas propostas pelos profissionais da área de educação física.

O prêmio foi entregue pelos representantes do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (SESC - RS), Luís Fernando Parada, Gerente da Unidade Sesc Pelotas e pelo Agente de Cultura e Lazer Lucas Vidal.

Relembrando o que é o Dia do Desafio

É um evento anual, que acontece mundialmente na última quarta-feira do mês de maio, que visa incentivar à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar, combatendo o sedentarismo.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá durante o rigoroso inverno de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos. O prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos.

A ideia propunha que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

O conceito teve sequência e a campanha passou a ser realizada todos os anos, em todo o mundo.

No Brasil, o evento é realizado há 16 anos e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para as pessoas. O convite para participar, se estende a todos, envolvendo o poder público de cada município, as instituições da sociedade civil, empresas e voluntários.

As cidades competem contra outras cidades do planeta e o prêmio para as vencedoras é a melhoria de qualidade de vida de seus habitantes. A adesão ao Dia do Desafio mostra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável. Todas as cidades são vencedoras e recebem o Troféu de Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio.