02 JUL 2015
Horto Municipal produz em média 60 mil mudas para ornamentação e preservação ambiental
Produção anual inclui variedades frutíferas, flores e espécies exóticas

Em caráter fundamental para manter a arborização e preservação do meio ambiente no município, a Secretaria de Desenvolvimento Rural disponibiliza à população mudas de flores e árvores nativas e exóticas.

A produção das mudas é realizada no Horto Municipal, situado ao lado do Lar de Idosos Bom Samaritano, na Lacerda, 1º Distrito, BR 392, km 124.

A criação de hortos, antes preocupação limitada aos grandes centros, agora atinge também os municípios, diante da necessidade de preservação da área verde, trazendo assim benefícios a toda comunidade.

Dentre as vantagens do reflorestamento, principalmente nas zonas rurais, pode-se citar a regulação climática, a purificação do ar, fornecimento de sombra e resguardo das propriedades e plantações em relação aos ventos. Já no meio Urbano a prática está voltada principalmente ao embelezamento das vias públicas, praças e fornecimento de plantas para ações realizadas por escolas ou outras instituições.

A arborização tanto urbana como rural é um dos objetivos principais assegurados pelo serviço realizado no horto. Anualmente são produzidas em média 10 mil mudas de flores, 5 mil mudas de árvores frutíferas, 26 mil mudas de eucalipto e 19 mil mudas de acácia.

Os interessados em adquirir mudas podem ir direto ao Horto Municipal ou entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural pelo telefone 3252 27 54.