02 JUL 2015
Provinha Brasil: Índices mostram avanço da educação municipal pelo terceiro ano consecutivo
A prova nacional é composta por 20 questões de Matemática e 20 questões de Leitura, com o objetivo de investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento

A primeira etapa da Provinha Brasil/2015 foi realizada no mês de maio, em todas as escolas da rede municipal de ensino de Canguçu.

Esta avaliação foi realizada em 37 turmas de 2° ano do ensino fundamental, sendo aplicada por professores e coordenadores pedagógicos mediante orientação e assessoramento pela equipe do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEE).

O teste ocorre em dois momentos: No início e no final do ano letivo. Assim, permitindo que educadores possam conhecer o que as crianças agregaram em conhecimento e identificar eventuais problemas e dificuldades enfrentadas quanto à leitura e a escrita, bem como realizar as intervenções adequadas a fim de sanar e ampliar as possibilidades de um bom desenvolvimento na aprendizagem de seus alunos.

O trabalho realizado pelos professores alfabetizadores e gestores na escola, aliados a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, coordenada pela SMEE e oferecida pelo Ministério da Educação, trouxe ao município avanços nas médias obtidas na Provinha Brasil.

No teste de Leitura, a média que era de 14 em 2013, subiu para 14,8 em 2014 e chegou a 15,6 este ano. Em Matemática, a nota média em 2013 foi de 16, passando para 16,3 no ano passado e 17,12 na avaliação mais recente.

Os professores e coordenadores pedagógicos que estão envolvidos neste processo possuem papéis importantes, pois buscam acompanhar sistematicamente as turmas do 2° ano, refletindo sobre os resultados obtidos, pensando formas e estratégias para melhorias e qualificar o ensino das escolas.

Confira os gráficos elaborados, onde a SMEE apresenta o comparativo entre as notas da Provinha Brasil, nos anos de 2013, 2014 e 2015: