25 JUN 2015
Secretaria de Educação promove atividades de formação para professores das séries iniciais
A realização faz parte da programação de aniversário dos 158 anos de Canguçu

Durante esta quarta-feira (24), ocorreu no Salão da Secretaria de Educação e Esportes a Formação Pedagógica para professores de anos iniciais da rede municipal.

A atividade de formação foi realizada a partir de um convênio firmado entre a Secretaria de Educação e Esportes e a Empresa Safra Remix. O convênio possibilitou a implantação do Projeto Multiplicando Saberes e Pensamentos nas escolas Castelo Branco, Marechal Floriano e Gonçalves Dias, localizadas no interior do município.

As brasilienses Flávia Rodrigues, coordenadora pedagógica do projeto Multiplicando Saberes e Pensamentos e Nair Cristina Tuboiti, doutoranda em Psicologia e convidada do projeto foram as palestrantes que conduziram o evento.

No período da manhã, Anair Cristina realizou questões acerca do modo que o ensino é repassado para o aluno. Para as reflexões, foram praticadas dinâmicas com base em filósofos que criaram teorias no modo que acontecem a recepção de conhecimento, como: Inatismo, Empirismo e Construtivismo.

A tarde, foram mostrados vídeos do Coordenador de Educação Integral , do Ministério da Educação (MEC), Leandro Fialho e o Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Inclusão, Paulo Gabriel Soledade Nacif.

O Coordenador Leandro Fialho relatou sobre a valia da proposta e do projeto Multiplicando Saberes e Pensamentos, pois trás a inovação tecnológica não só através de instrumentos que auxiliam o professor na elaboração e práticas de aulas, mas também a valorização da cultura e de conhecimentos locais.

O Secretário Paulo Gabriel explanou em relação a importância das Leis que tornam obrigatórias o ensino da História e Cultura da África e a da História e Cultura Indígena em todo o sistema educacional. O Brasil tem uma grande característica entre os povos, que é a diversidade. Porém, índices demonstram que o racismo ainda é presente. Por isso, estes ensinamentos são relevantes, pois só a educação pode modificar e melhorar o futuro.

- Multiplicando Saberes e Pensamentos

Segundo Flávia Rodrigues, coordenadora pedagógica do projeto, a iniciativa veio à Canguçu no ano de 2014, com a formulação de uma política pública, voltada para a melhoria da qualidade da educação no município. Com ele, também foi executado o projeto Impressão de Saberes.

O objetivo é promover a aprendizagem, melhorar a aplicabilidade da Língua Portuguesa, proporcionar o resgate da memória imaterial, fomentar o gosto pela escrita e pela leitura, oportunizar a impressão de seus escritos em equipamentos ecologicamente responsáveis.