29 MAI 2015
Município desenvolve programa troca-troca com ênfase em sementes crioulas
Prefeitura de Canguçu adquire as sementes de agricultores e repassa para outros produtores com um custo 50% abaixo do valor de mercado. Encomendas podem ser feitas até 8 de junho

Incentivar a produção de alimentos na Capital da Agricultura Familiar é o papel do Programa de Sementes Troca-Troca, desenvolvido pela Prefeitura de Canguçu através da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Em 2015 o município disponibilizará 17 mil quilos de sementes aos agricultores, cooperativas ou grupos organizados. Os produtores e entidades têm até o dia 8 de junho para apresentar as listas de encomendas na secretaria.

Uma novidade é a inclusão de variedades crioulas e varietais, que são adquiridas dos próprios agricultores canguçuenses e repassadas aos demais produtores com um subsídio de 50% do valor total.

– A agricultor retira a semente nos meses de julho ou agosto e fará o pagamento somente em abril do próximo ano – explica o secretário Cleider Menegoni.

Outra inovação é a inclusão do feijão no sistema Troca-Troca. O quilo do produto custará R$ 3,50 aos agricultores, já com o desconto de 50%, subsidiado pela prefeitura.

Sementes Crioulas e Varietais

Milho – cada quilo custa R$ 2 (desconto de 50%). A compra mínima por agricultor é de 10 kg. A aquisição máxima não pode ultrapassar 60 kg

Feijão – o custo por quilo é de R$ 3,50 (desconto de 50%). Serão distribuídos para cada agricultor entre 5 kg e 50 kg.

Sementes Híbridas

Cada quilo de milho custa R$ 4,20. Cada agricultor poderá retirar entre 20 kg e 60 kg.