12 MAI 2015
Técnicos do Ministério da Integração avaliam projeto para reconstrução de pontes
Intenção é substituir estruturas de madeira por pontes de concreto em várias regiões atingidas pelas enxurradas

Servidores do Ministério da Integração Nacional (MI) estiveram em Canguçu na última semana para uma avaliação das 31 pontes e 3 bueiros danificados durante o temporal que atingiu o município em outubro de 2013.

A equipe, que integra a representação do MI em Porto Alegre, fez a inspeção de todos os pontos apresentados pela Prefeitura de Canguçu em um projeto que busca recursos federais para a reconstrução de pontes nos principais locais atingidos.

Embora a maioria das pontes tenha sido reconstruída pelo município com recursos próprios, a intenção é substituir a estrutura de madeira por pontes de concreto.

– Várias destas pontes que reconstruímos no ano passado foram novamente danificadas ou destruídas com as chuvas mais recentes – explica o secretário de Desenvolvimento Rural e chefe da Defesa Civil no município, Cleider Menegoni.

O engenheiro civil Alexandre Kapper, um dos responsáveis pela avaliação dos estragos, ficou impressionado com o cenário encontrado em localidades do 2º e 5º distritos. Durante dois dias ele o o também engenheiro civil Anderson Machado transitaram pelos principais pontos atingidos pelas enchentes.

– Após a avaliação faremos uma readequação do plano de trabalho e encaminharemos um relatório da condição dessas pontes para Brasília. Depois, com base nessas informações, o recurso é liberado e o município executará as obras – explica. Kapper.

Em outubro do ano passado a precipitação acima da média histórica danificou dezenas de pontes e bueiros em várias localidades do interior. Uma das principais regiões atingidas foi a divisa com São Lourenço do Sul. Se o projeto apresentado for integralmente atendido pelo Ministério da Integração, Canguçu reconstruirá trinta pontes de concreto, substituindo as antigas estruturas de madeira e tornando mais segura a travessia em dezenas de sangas e arroios que cortam a zona rural.