27 ABR 2015
Canguçu confirma R$ 6 milhões em investimentos para o meio rural
Projetos são referentes à construção de pontes de concreto e aquisição de tratores, patrola, caminhões, roçadeiras e patrulhas agrícolas completas

Pelo menos sete antigas pontes de madeira serão substituídas por ligações de concreto nos próximos meses. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Canguçu através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Cadastrada junto ao Ministério de Integração Nacional, a iniciativa beneficiará moradores dos cinco distritos rurais. Para cumprir a demanda serão investidos R$ 3,8 milhões, conforme explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Cleider Menegoni.

– Esse recurso foi conquistado junto ao Governo Federal. Já estamos na fase de licitação, aguardando a oficialização da empresa vencedora para iniciarmos as obras – relata.

Nas próximas semanas o município confirmará o investimento em pelo menos três outras ações ligadas ao setor rural.

– Vamos adquirir quatro roçadeiras hidráulicas e dois tratores, que serão utilizados para a abertura de estradas afetadas pelo avanço da vegetação – explica Menegoni, ao indicar que o investimento total para a aquisição do maquinário será superior a R$ 400 mil.

Outros projetos ligados à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Neste mês o município comprou com recursos próprios uma motoniveladora (patrola), um caminhão-caçamba e um caminhão munck, que será utilizado pela Equipe de Pontes. O custo foi de R$ 1 milhão.

A SDR licitará nas próximas semanas a compra de quatro patrulhas agrícolas completas, incluindo trator, roçadeira simples, espalhador de calcário, subsolador e plantadeira de plantio direto. Serão investidos R$ 520 mil oriundos do Governo Federal e repassados ao município através de emenda parlamentar.

Mais dois tratores – com custo total de R$ 200 mil – serão comprados com recursos próprios através de um projeto eleito pela comunidade via Orçamento Participativo Municipal. O maquinário será usado para acoplar plainas e roçadeiras hidráulicas e empregado na melhoria da condição das estradas rurais.

VINCULADOS À PÁGINA: