Ir para o conteúdo
Canais Oficiais

Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Canguçu - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Flickr
Canal do Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
22
22 ABR 2015
Vacina Contra a Gripe: Postos de Saúde estarão vacinando a partir do dia 25 de abril
A Secretaria de Saúde iniciou a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) no final de abril

 

O município antecipou o período definido pelo calendário nacional previsto para o dia 27 de abril. A medida foi uma alternativa para alcançar a meta determinada pela equipe de saúde, que realizará a vacinação na zona rural e urbana.

A vacinação da gripe é opcional e será adiministrada na rede pública, conforme determinação do Ministério da Saúde, em pessoas com 60 anos, mulheres até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses e menores de 5 anos de idade, população indígena, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos, outras categorias de risco clínico e pessoas privadas de liberdade. Esses grupos são determinados pelo Ministério da Saúde.



Por que vacinar contra a gripe?

Os vírus da influenza causa doença respiratória aguda, denominada influenza ou gripe, caracterizada clinicamente por febre alta, calafrios, cefaleia, mal estar, mialgia e tosse seca. Conjuntivite, dor abdominal, náusea e vômitos são frequentes. Em crianças pequenas o quadro clínico pode simular uma sepse. O mal estar geral pode persistir por vários dias e até mesmo semanas. Pode ocorrer miosite - inflamações musculares -, com dores musculares e dificuldade de andar.

Entre as complicações que podem ocorrer destacam-se a pneumonia, viral ou bacteriana, e a síndrome de Reye, que se caracteriza pela presença de encefalopatia grave, mais comumente observada em escolares, muitas vezes em associação com o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina). As pessoas idosas e aquelas com doenças de base têm maior risco de complicações.

São também especialmente vulneráveis às complicações as pessoas imunocomprometidas, tais como os receptores de transplantes, os recém nascidos internados em UTIs e os pacientes com aids ou mucoviscidose.

Grávida pode tomar essa vacina?

No caso de gestantes, é feita essa vacinação para prevenção, portanto ela não só é permitida como é administrada durante a gravidez.

 

VINCULADOS À PÁGINA:
Saúde
localização
Endereço
Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, 420 - Centro
CEP: 96600-000
contato
Fale conosco
(53) 3252-9500
gabinete@cangucu.rs.gov.br
atendimento
Horários
Atendimento de Segunda-feira à Sexta-feira das 08h30m às 11h30m e das 13h às 16h
redes sociais
Canais oficiais
Siga a Prefeitura nas Redes Sociais e compartilhe!
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia