07 ABR 2015
Profissionais da Saúde realizam capacitação através do projeto e-SUS
Divididos em quatro grupos, integrantes do setor de Atenção Básica participaram de videoconferências e receberam informações sobre o projeto

Profissionais da Secretaria de Saúde participaram nas últimas semanas de um processo de capacitação do programa e-SUS Atenção Básica. A formação ocorreu no Posto de Saúde Central através de videoconferência ministrada por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mais de 60 profissionais da área participaram da atividade no município, incluindo agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, odontólogos, tecnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal. A capacitação iniciou na última quinzena de fevereiro e se estendeu até o dia 19 de março. Os participantes foram divididos em quatro grupos.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações em nível nacional. A ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

Um dos objetivos é manter o Ministério da Saúde informado sobre as ações realizadas em cada município no âmbito da Atenção Básica. As informações sobre os avanços no setor se refletem, posteriormente, em recursos repassados pelo Governo Federal.