02 MAR 2015
Município enfrenta problemas com lixo abandonado em terrenos baldios
Em determinadas ruas da cidade observa-se um fato preocupante, as pessoas passaram a depositar lixo em lugares impróprios. É comum encontrar no meio do entulho móveis, equipamentos eletrônicos e até mesmo vasos sanitários.

Há um acúmulo significativo e perigoso de lixo, pois a prefeitura pode realizar apenas a coleta do lixo convencional, ou seja, doméstico.

Além de sujar a cidade, o lixo polui trazendo doenças, e por vezes carregado pelas chuvas acaba obstruindo os bueiros, responsáveis pelo escoamento das águas.

A Prefeitura Municipal chama a atenção da população para a conscientização de preservar a cidade limpa, evitando os desconfortos que o lixo pode trazer, como ratos, baratas, moscas e doenças como dengue, cólera, leptospirose e febre tifoide.

Além de tudo a água que fica armazenada no meio do lixo, chamada chorume, é altamente perigosa, tanto através do contato direto com a pele, quanto pelos gases tóxicos que ela libera no ar e no solo poluindo as águas subterrâneas.

Portanto é importante a colaboração de todos para que se resolva esse problema, tratado com indiferença, mas tão sério.

Diante da relevância do assunto em questão, a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo irá intensificar a fiscalização dos locais onde se tem maior incidência de depósito irregular de lixo. Quem for pego depositando lixo em lugares como terrenos baldios, e fora da área de coleta corre o risco de ser multado, em caso de terrenos próprios o proprietário do local também receberá multa, pois é da responsabilidade do dono a manutenção do terreno.

Para qualquer informação a população pode entrar em contato com a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo pelo telefone 3252- 7388.