07 JAN 2015
Prefeitura de Canguçu anuncia VI Canto dos Cardeais
Festival acontece de 13 a 15 de março e terá uma das linhas musicais dedicada à Agricultura Familiar. Evento contará com a produção artística da Tabla Produtora

O Canto dos Cardeais está de volta. Um dos mais tradicionais festivais nativistas do passado teve sua reedição confirmada nesta terça-feira (6) pela Prefeitura de Canguçu e pela Comissão Organizadora.

Inerte desde 2003, quando teve sua última edição, o evento retorna à cena cultural com potencial para despontar entre os mais qualificados festivais do Estado. A principal novidade é a inclusão de uma linha musical dedicada à Agricultura Familiar, base agrícola do município reconhecido como o maior minifúndio da América Latina.

Dezenas de músicos locais e de outras regiões subirão ao palco do Ginásio Municipal nos dias 13, 14 e 15 de março. A comissão organizadora prevê a participação de artistas até mesmo de outros países da América do Sul, onde ritmos folclóricos fazem parte do cotidiano da população.

Para garantir o sucesso previsto, a comissão trabalha na captação de recursos para um orçamento superior a R$ 200 mil. O esforço, segundo o secretário de Cultura, Elisnei Pires, começou há vários meses.

– O resgate do Canto dos Cardeais era um dos nossos grandes objetivos. Desde que assumi a pasta comecei a trabalhar em busca deste projeto – explica.

Conforme o titular, o evento só ficou paralisado durante tantos anos devido a uma pendência na prestação de contas da última edição, realizada em 2003.

– Conseguimos superar esta etapa e estamos resgatando um festival que é reconhecido a nível estadual e que já serviu de base para lançar grandes nomes da música nativista – avalia.

As inscrições para o VI Canto dos Cardeais foram abertas nesta terça-feira e se estendem até o dia 30 de janeiro. O evento abrigará duas linhas musicais: Campeira e Livre com ênfase na Agricultura Familiar. Na triagem, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de fevereiro, serão classificadas oito músicas locais e dez de fora do município. O corpo de jurados é formado pelos músicos Antônio Gringo, João de Almeida Neto, José Fernando Gonzalez, Juarez Fonseca e Léo Ribeiro de Souza.

> Saiba mais:

VI Canto dos Cardeais

Data: 13 a 15 de março, no Ginásio Municipal

Inscrições: de 6 a 30 de janeiro (por e-mail, Correios ou pessoalmente)

Triagem: 11 e 12 de fevereiro

Linhas temáticas: Campeira e Linha Livre com ênfase na Agricultura Familiar

Músicas da fase estadual classificadas na triagem: R$ 3 mil

Músicas locais classificadas na triagem: R$ 1 mil + R$ 2 mil se chegar à final

Troféus

1º lugar Linha Livre com ênfase na Agricultura Familiar – Troféu Capital da Agricultura Familiar

1º lugar Linha Campeira – Troféu Capital da Agricultura Familiar

2º lugar Linha Campeira