23 DEZ 2014
Residencial Bela Vista: Emoção e alegria marcam a entrega dos 360 apartamentos
Maior empreendimento habitacional já executado no município foi entregue nesta segunda-feira aos moradores. Condomínio abrigará mais de 1,4 mil pessoas

Antes do início da solenidade oficial tudo era ansiedade. Os futuros moradores começaram a chegar mais de uma hora antes do horário previsto. Compreensível. Para muitos deles o momento que se aproximava fecharia um ciclo de quase dez anos de dependência do aluguel.

Aos poucos a expectativa foi se transformando em sorriso. Ele estava estampado no rosto dos idosos e dos pequeninos, que muito cedo também conquistavam o direito a uma moradia digna.

Depois do riso vieram as lágrimas. A entrega simbólica das chaves emocionou Jaqueline da Rosa, uma das beneficiárias do programa desenvolvido pelo Governo Federal.

– Depois do nascimento de minhas duas filhas, este é o dia mais feliz da minha vida – resumiu.

Até a inauguração, muito esforço foi necessário. Os trabalhadores Jaderson Silva e José Hamilton de Ávila Dias, que atuam na Construtora MGM, subiram ao palco para serem também homenageados pela dedicação no andamento da obra. Além deles, servidores da Secretaria de Obras desenvolveram uma verdadeira corrida contra o tempo para concluir a pavimentação da rua Ervino Hartwig, onde está localizado o residencial.

O empreendimento possui um moderno sistema de tratamento de esgoto, até então inédito no município. Outra novidade está relacionada à segurança: todos os corredores que dão acesso aos apartamentos estão equipados com sistema anti-incêndio, que dispara um alarme ao verificar a existência de fumaça no local. Quanto à acessibilidade, o residencial possui apartamentos adaptados para pessoas com necessidades especiais.

Foram investidos R$ 17,7 milhões em recursos através do programa Minha Casa, Minha Vida. O repasse ocorreu via Caixa Econômica Federal diretamente para construtora. Além disso, a Prefeitura de Canguçu também investiu na aquisição do terreno e na pavimentação da rua que abriga as unidades.

A entrega do residencial reuniu mais de mil pessoas e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. O prefeito Gerson Nunes lembrou que o empreendimento é um dos maiores estregues este ano no Estado e, certamente, o maior da região.

– Nosso município e nosso povo estão de parabéns. Para nós este momento não representa o fim de uma etapa, mas o início. O início de uma nova vida, o início de um novo momento para cada um de nós – avaliou.

Durante a solenidade ocorreu a apresentação da Banda Acanguaçu, que é ligada à Secretaria de Assistência Social e possui vários membros entre os novos moradores do residencial.

A partir desta terça-feira (23) os beneficiários começam a receber as chaves dos apartamentos. As mudanças serão acordadas através de uma empresa contratada para organizar os primeiros passos da nova moradia.