O objetivo da iniciativa é facilitar o cadastro dos Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCIs) e demais projetos exigidos pela legislação. Durante dois dias da semana um bombeiro atuará no município. Ele será responsável pelo recebimento dos PPCIs, realização de vistorias e entrega dos alvarás aos estabelecimentos.
– Exceto as casas de moradia que não tenham atividade comercial ou de prestação de serviço, todos os demais estabelecimentos precisam apresentar o PPCI – explica o major André Ricardo, chefe da Sessão de Prevenção do Comando Regional, que tem sede em Rio Grande.
A iniciativa é inédita e colocará Canguçu na condição de terceira cidade gaúcha a receber uma agência deste porte. Conforme o major, nos dois dias em que permanecer no município, o bombeiro responsável pelo setor executará atividades internas e externas.
– Num dia ele permanece na agência para receber planos e fazer a entrega de alvarás. No outro dia o bombeiro irá aos locais verificar se está tudo em ordem ou se há necessidade de alguma adequação – explica.
A Agência Técnica funcionará junto à Prefeitura Municipal, com entrada pela rua Júlio de Castilhos (quase em frente ao Cartório Bento). O lançamento oficial da parceria ocorrerá no próximo dia 5. O atendimento ao público começa na semana seguinte, nos dias 9 e 10 de dezembro.