16 OUT 2014
Novo contrato: Governo do Estado repassará R$ 11,6 milhões ao Hospital de Caridade
Recursos foram destinados através do Fundo Estadual de Saúde após negociação com a gestão municipal e a diretoria do HCC

Assinado nesta quarta-feira (15), o novo convênio firmado entre o Hospital de Caridade de Canguçu (HCC) e o Governo do Estado prevê um repasse mensal de aproximadamente R$ 1 milhão para que a entidade garanta o atendimento à população canguçuense.

O contrato amplia os valores destinados ao HCC de R$ 8,9 milhões para R$ 11,6 milhões, conforme explica o coordenador regional de saúde, Milton Martins:

– Nos últimos dois anos saltamos de um financiamento mensal de R$ 400 mil para o valor atual, que é de aproximadamente R$ 1 milhão por mês – informou.

O investimento se tornou mais efetivo após a intervenção decretada pelo prefeito Gerson Nunes em maio de 2013. Na opinião do gestor, os avanços notados no atendimento à comunidade são mostras claras de que a intervenção era uma medida necessária.

– Estávamos em uma situação de calamidade, com a UTI fechada, risco do Pronto Socorro fechar, com a população reivindicando serviços em frente ao HCC e pacientes à espera de cirurgias. O atual momento vivido pelo hospital, com reabertura da UTI adulto, modernização dos equipamentos do novo Pronto Socorro, retorno das cirurgias eletivas, plantão pediátrico, plantão cirúrgico, abertura de dez leitos de Saúde Mental e ampliação dos recursos mostra que nossa atitude [de intervenção] estava correta. Era um anseio geral da população – avalia o prefeito.

A assinatura do novo contrato foi realizada nas dependências do HCC e contou com a presença do presidente da entidade, Armando Morales; da secretária adjunta de saúde do RS, Rosângela Dornelles; do prefeito municipal Gerson Nunes e do coordenador regional de saúde, Milton Martins, dentre outras autoridades, diretores, convidados e funcionários do hospital.

Somente na área de urgência e emergência serão investidos R$ 150 mil mensais para garantir um atendimento 24h aos casos graves e que necessitem de tratamento imediato. As cirurgias eletivas passarão a ter um investimento anual de R$ 540 mil. Os recursos foram destinados através do Fundo Estadual de Saúde após negociação com gestão municipal e a diretoria do HCC.