01 OUT 2014
População canguçuense lota dependências da Câmara defendendo criação da FUMUSA
Audiência pública foi concluída com expressiva aprovação da plateia em relação ao projeto encaminhado pela Prefeitura de Canguçu

O plenário do Poder Legislativo ficou pequeno para abrigar as centenas de pessoas que compareceram à audiência pública realizada nesta terça-feira (18) para debater a criação da Fundação Municipal de Saúde (FUMUSA).

A reunião foi convocada pela Câmara de Veradores para debater o projeto encaminhado pelo prefeito Gerson Nunes e que prevê a criação de uma fundação de saúde como alternativa para manter o atendimento dos profissionais do Programa Mais Médicos e ampliar as ações de Atenção Básica.

Apesar da noite chuvosa, presidentes de associações, conselheiros distritais, servidores da área da saúde e moradores da cidade e interior participaram do encontro e manifestaram sua opinião. Dos treze moradores que se manifestaram, doze pediram aos parlamentares que aprovassem o projeto. A outra participação foi de um morador que solicitou informações sobre a proposta enviada à Câmara.

Entre os presentes estava o vice-presidente da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde (ANFES), Juarez Verba e o titular da Coordenadoria Regional de Saúde, Milton Martins. Verba, que é diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), sediada em Sapucaia do Sul, elogiou a iniciativa de Canguçu ao propor a criação da FUMUSA.

– Canguçu não está sozinho nesta batalha. Vários outros municípios gaúchos já adotaram este modelo de fundações municipais como alternativa de gestão pública na área da saúde – argumentou, citando como exemplos as cidades de Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Canoas, Esteio, Erechim e Porto Alegre.

Durante sua participação, a secretária de saúde Luciane Bastos esclareceu que a fundação não afetará a carreira dos profissionais da área que já atuam como servidores municipais.

– Em nenhum momento a lei da FUMUSA fala em extinção de cargos públicos. Tanto a extinção quanto a criação de tais cargos só é possível mediante legislação aprovada pela Câmara de Vereadores – informou, indicando que os profissionais da Fundação terão carteira assinada e serão amparados pela leis trabalhistas em vigor.

A plateia se dividiu entre aplausos empolgados e momentos de decepção: vereadores que se mostraram indecisos quanto ao clamor dos presentes acabaram vaiados pelos público. Os parlamentares da base governista anteciparam o voto em favor da criação da FUMUSA. O mesmo ocorreu com o vereador Ailto de Melo, o Aparício (PMDB), que foi bastante elogiado pelos presentes.

– Este projeto, na minha opinião, é um dos mais importantes para a nossa população. O parecer da nossa comissão, da qual sou relatou, já está pronto e será favorável à criação da FUMUSA – disse o peemedebista

Erroldisnei Borges, o Rodinha (PT), pediu aos colegas de oposição que não trancassem o andamento do projeto.

– Se os colegas têm alguma dúvida, não há necessidade de protocolar pedido de informações depois. Aproveitem a presença do prefeito Gerson Nunes e da Secretária de Saúde Luciane Bastos e esclareçam suas dúvidas – orientou.

A audiência pública foi concluída com a expressiva aprovação da plateia em relação ao projeto que cria a Fundação Municipal de Saúde. Nas próximas sessões legislativas o texto deverá ser votado pelos 15 parlamentares que compõem o Poder Legislativo.

O que disseram os participantes da audiência pública:

– Todos aqui são favoráveis à criação da FUMUSA. Li o projeto na íntegra e considero ele excelente, muito bem organizado. Deixo aqui a posição em nome da Associação Comunitária de Moradores do Bairro Triângulo: somos favoráveis ao projeto – Márcio Jardel Braga, morador do Bairro Triângulo.

– Tudo aquilo que vem trazer benefício à saúde do povo será bem recebido por nós – Volnei, membro da Associação de Moradores do Rincão dos Maia.

– Queria pedir aos senhores vereadores que aprovassem essa lei, que é tão importante para a nossa comunidade. Atualmente temos um médico cubano que está nos atendendo muito bem. Inclusive eu já consultei e quero agradecer a administração municipal, que nos ajudou a recuperar o atendimento médico na localidade – Toninho, membro da Associação de Moradores do Pantanoso.

– O pessoal da minha região está muito satisfeito com o atendimento médico. Venho em nome dos demais assentados pedir aos vereadores para que votem a favor deste projeto. Já está na hora de cada um olhar para dentro de si e ver a necessidade do povo – Lourdes Scapin, do Assentamento Alto da Cruz.

– [O programa Mais Médicos] é um dos melhores programas que surgiu no país e acho muito importante mantermos esses médicos estrangeiros que vieram para cá – José Ronil, funcionário público federal.

– Pelo que analisei este é um projeto muito bom. Todos nós precisamos olhar para frente, pensar em nós e nos nossos filhos. E este é um projeto que vem para nos ajudar – Antônio Ferreira, morador do interior.

– Gostaria de pedir, em nome do povo do 2º distrito, que os vereadores aprovem este projeto. A saúde com certeza vai melhorar em Canguçu e, melhorando, aplaudiremos também os vereadores – Alamir, membro do Conselho do 2º distrito.

– Estamos muito satisfeitos com o atendimento no interior. Antigamente não tinha médico, não tinha dentista, não tinha nada. Agora temos esses profissionais e queremos que esse trabalho continue. Por isso pedimos a aprovação da lei por parte de todos os vereadores – Márcia Ferreira, moradora de Rincão dos Maia, 1º distrito.

– Se não for aprovado esse projeto como este será uma enorme injustiça com o povo de Canguçu – Júlio Wathier, Assentamento Passo do Lourenço.

– Estamos pedindo a aprovação do projeto que vai trazer mais saúde à população. Estamos bem atendidos, mas esse atendimento pode melhorar ainda mais. Contamos com o apoio dos vereadores – Laci, moradora do 5º distrito.