25 SET 2019
Novidades para o turismo em Canguçu: Plano Municipal de Turismo

Novidades para o fomento do turismo em Canguçu, após a criação do Conselho Municipal de Turismo o passo que está sendo dado no momento é a criação de um Plano Municipal de Turismo. O Plano é um documento de extrema importância para o desenvolvimento turístico local, nele são traçadas ações a serem realizadas nos próximos anos.

A elaboração de um Plano Municipal de Turismo normalmente sai caro aos cofres públicos, tendo que ser contratada empresas especializadas. Em Canguçu o documento vem sendo desenvolvido pelo corpo técnico da própria Prefeitura e através de reuniões conjuntas do conselho e câmara técnica de turismo do PRODEL.

O Plano já está em fase avançada de estruturação e deverá ser apresentado à comunidade até o final de 2019.

O Plano Municipal de Turismo consiste em um documento composto por medidas, dados, informações ou propostas que visam o nortear ações a médio e longo prazo, para o desenvolvimento da atividade turística nos eixos estruturantes.

Para o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo de Canguçu, estão sendo levantados dados e informações que possam orientar sobre um diagnóstico do município. Neste Plano é elaborada uma metodologia, visando objetivos, justificativas, aspectos gerais do turismo, contextualização histórica, dados primários e secundários, identificação da Matriz Swot que envolve forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao município e do Trade Turístico que abrange toda e qualquer infraestrutura que configure o destino turístico, criação de estratégias, identificação de pontos positivos e negativos e estruturação de eixos prioritários.