27 DEZ 2019
Perspectivas para o turismo em Canguçu em 2020

Em novembro, foi realizada a entrega simbólica do Plano Municipal de Turismo às mãos do Prefeito Vinicius Pegoraro e Vice Prefeito Cledemir Gonçalves. O documento irá nortear ações para o desenvolvimento do turismo em Canguçu durante os próximos seis anos. Após os tramites necessários para a validação do documento as ações deverão começar a ser realizadas ainda em 2020.

São quatro diretrizes estabelecidas para tornar Canguçu um destino turístico competitivo, ao longo de 6 anos serão realizadas ações referentes à gestão e políticas públicas, qualificação da oferta turística, infraestrutura turística e promoção e comercialização.

A partir dos caminhos apontados neste documento, espera-se que Canguçu se torne um destino turístico competitivo por meio de ações dentro dos eixos de sustentabilidade econômica, ambiental e cultural, minimizando impactos negativos.

O Plano Municipal de Turismo

O Plano Municipal de Turismo de Canguçu surge da necessidade de um documento norteador das ações da administração pública e da sociedade civil organizada para o fomento ao setor turístico do município. A partir da análise e diagnóstico de oferta e potencialidades, foram estabelecidas diretrizes estratégicas direcionadas a organização do turismo.

Durante o processo de construção deste documento, reuniram-se ao núcleo de turismo da Prefeitura, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e membros da comunidade com interesse de colaborar na atividade turística. Na fase de estabelecimento das metas e ações, o Programa de Desenvolvimento Regional – PRODEL direcionou as oficinas com o grupo. Ao se unir a comunidade em torno de uma causa comum, ocorre uma gestão participativa, respeitando a comunidade onde as decisões são tomadas horizontalmente.