27 FEV 2020
Arteterapia auxilia no tratamento de pacientes da ala de saúde mental do HCC

O Hospital de Caridade de Canguçu através dos anos vem recebendo arte e cores em suas paredes, por meio do Corredor Cultural. Até o dia 06 de março, estarão em exposição quadros construídos pelos pacientes da ala de saúde mental.

O trabalho de pintura com os pacientes da ala de saúde mental está sendo realizado desde janeiro deste ano, com o auxílio da professora de arteterapia Virgínia Lemke Coutinho.

Desde a inauguração do corredor em 2013 o hospital conta a exibição de artesanatos, pinturas e exposições fotográficas. Agora a arte que já embelezava as paredes, também virou uma forma de tratamento e terapia para os pacientes.

Até este ano o hospital ainda não possuía um profissional para dar inicio ao trabalho de arte terapia, agora a equipe de psicólogos, médicos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem e enfermeiros da ala de saúde mental, possuem mais uma profissional aliada para o trabalho de recuperação dos pacientes.

A arteterapia é muito importante para recuperação de pacientes que ficam em tratamento constante uma vez que, as aulas proporcionam um momento de descontração, terapia e até mesmo a possibilidade de expressar conflitos internos sentidos pelos pacientes.

Virgínia Lemke Coutinho, pedagoga e pós-graduada em arte terapia comenta sobre a importância de realizar este trabalho “ É muito rico realizar este trabalho, porque envolve um paciente que esta meio debilitado e aí ele pensa outras coisas não só aquela parte que ele está doente, que a gente descubra novas habilidades neles, todo mundo tem um dom escondido, o trabalho é lindo, eles estão me surpreendendo e relatam que gostam muito, tem aquela maneira de se expressar com a arte que muitas vezes para falar é difícil, na arte eles estão colocando a alma.”

Após a exposição e autorização jurídica dos pacientes, as peças serão colocadas a leilão e o dinheiro arrecadado será investido em materiais de arte para dar continuidade ao trabalho.