19 MAI 2020
Canguçuense é selecionada para a força-tarefa contra coronavirus em Manaus

A primeira gaúcha escalada para atuar no combate ao coronavírus em Manaus é Manoela Rios, 25 anos, natural de Canguçu e graduada em fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil.

Manoela realizou seu cadastro no programa “O Brasil Conta Comigo”, criado pelo Ministério da Saúde e indicou disponibilidade para trabalhar fora do estado do Rio Grande do Sul.

Após a realização deste cadastro, o Ministério da Saúde, entrou em contato com a fisioterapeuta para informar que seu currículo havia sido selecionado e após refletir sobre a proposta, Manoela retornou para informar que aceitaria.

Manoela Rios chegou a Manaus no dia 4 de maio, sendo direcionada na primeira semana a treinamentos e exames de saúde. Em sua equipe, são aproximadamente 350 profissionais de diferentes localidades do país, empenhados no combate ao Covid-19.

Atualmente, Manoela foi desempenhada para atuar em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), efetuando o processo de ventilação mecânica em pacientes em estado grave.

A previsão é de 6 meses de atuação no combate ao coronavírus, podendo estender-se até 2 anos, dependendo da linha de evolutiva do Covid-19 no Brasil.

Natural de Canguçu, Manoela, 25 anos, reside com a família no Bairro Camobi, leste de Santa Maria, há 12 anos. Ela é graduada em fisioterapia no Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), campus de Santa Maria, e terminou a residência multiprofissional em Atenção Clínica com Ênfase em Infectologia e Neurologia, na Universidade Franciscana (UFN), há pouco mais de um mês. Orientada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito).

Com informações do Diário de Santa Maria e Rádio Cultura de Canguçu.