12 ABR 2021
APAE dispõe de teste da orelhinha gratuito

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Canguçu (APAE) está realizando, gratuitamente à todos recém nascidos, o teste da orelhinha.

A consulta é de grande importância para as crianças, pois pode detectar, já nos primeiros dias de vida se os pequenos estão desenvolvendo algum tipo de deficiência auditiva.

O procedimento é também chamado de triagem neonatal, ou triagem auditiva onde são realizadas emissões Otoacústicas. É um procedimento rápido, simples, não invasivo, com alta sensibilidade

Os profissionais além de oferecerem a consulta, realizam o acolhimento das famílias, bem como esclarecimento sobre como é realizado o exame. Os recém nascidos são encaminhados para a triagem, assim que nascem, para que os pais possam realizar o teste no tempo certo, dos zero aos três meses de vida

O atendimento faz parte do Programa Nacional de apoio à Atenção da saúde da Pessoa com Deficiência, o PRONAS. O projeto foi implantado este ano, e recebeu recursos para realizar os atendimentos com o que fosse necessário.

O aparelho chamado otoacústico, é um dos principais aquisições do grupo, através dele, agora é possível realizar o teste da orelhinha sem custo algum. Além disso, a APAE conquistou também através do programa duas cadeiras de rodas adultas, duas pediátricas, e duas para pessoas obesas.

Além do mais, faz parte do projeto, consultas com a fonoaudióloga, Dr Raiane de Moraes Pacheco. Pode ter benefício da consulta, qualquer pessoa com deficiência do município, seja ela ou não, aluno (a) da Associação.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024