26 NOV 2021
Banco de registro de doadores de sangue Hildegard Timm Iwen
O Banco de Doadores de Sangue de Canguçu Hildegard Timm Iwen é uma iniciativa da Prefeitura, junto a Secretaria Municipal de Saúde, onde são criados cadastros de doadores voluntários de sangue no município.
Em Canguçu, a Secretaria também disponibiliza de transporte para deslocamento dos doadores até o Hemocentro Regional de Pelotas.
O objetivo da iniciativa é atender a demanda dos pacientes que necessitam de transfusão de sangue e agilizar o processo de busca de doadores.
Para realizar o cadastro no banco de doadores, basta acessar o link: https://www.cangucu.rs.gov.br/.../404/doacao-de-sangue/
Quem pode doar?
Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais e que não tiveram contato com suspeita ou confirmação de Covid-19.
Quem teve a doença pode doar após 30 dias sendo considerado curado.
As regras gerais para a doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos, porém os adolescentes entre 16 e 17 anos precisam ter autorização dos responsáveis legais.
O candidato a doar deve procurar o HemoPel, portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebidas alcoólicas a 12 horas e evitar fumar 1 hora antes da coleta do sangue.
Homens podem doar a cada dois meses, sendo no máximo 4 vezes ao ano. Já a mulher a cada três meses sendo até três doações anuais.