01 DEZ 2021
1º de dezembro: Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Dezembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção contra o vírus HIV. E hoje, dia 1º de dezembro, é marcado como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
A data é voltada para a disseminação de informações sobre a importância do exame e do tratamento precoce, além de incentivar o cuidado daqueles que já possuem o vírus.
O que é o HIV?
É o causador da AIDS. O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é o vírus que ataca o sistema imunológico e deixa o organismo sem defesa contra outras infecções. Na medida em que isso acontece, surgem as doenças oportunistas, como a AIDS.
O que é AIDS?
AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e acontece quando o vírus HIV já se multiplicou e desenvolveu no corpo, fazendo com que o sistema imunológico deixe de se defender e fique vulnerável ao aparecimento de doenças, seja um simples resfriado até infecções mais graves.
Como ocorre a transmissão?
Como o HIV está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, o vírus pode ser transmitido de várias formas:
– Sexo sem camisinha;
– Compartilhando agulhas e seringas contaminadas;
– Da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, na hora do parto e/ou amamentação;
– Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
– Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Como evitar?
Para evitar a transmissão é necessário usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringas, agulhas e outro objetos cortantes com outras pessoas.
Como sei se tenho HIV?
Através de um teste de coleta de sangue. O resultado é seguro e sigiloso.
Por que fazer o teste de AIDS?
A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias da situação de risco.
Saber do contágio precocemente aumenta a expectativa e a qualidade de vida do soropositivo. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante a gestação.
Como é o tratamento?
O tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde, realização exames e o uso de medicações que diminuem a multiplicação do vírus no corpo e recupera as defesas do organismo.