17 DEZ 2021
SAÚDE
II Conferência Municipal de Saúde Mental ocorrerá nos dias 20, 21, 22 e 27 de dezembro
Nos dias 20, 21, 22 e 27 de dezembro, será realizada, de forma online, a II Conferência Municipal de Saúde Mental. As inscrições já estão abertas e ocorrem até as 12 horas do dia 21 de dezembro, através do link: https://forms.gle/PXGDck5d8wKdP6as9
O tema de debate para este ano é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Abaixo, confira a programação completa:
Abertura oficial : 20/12/2021 – 17 horas;
Mesa de abertura com a participação das autoridades convidadas;
Leitura e aprovação do Regimento;
Live de Abertura: 20/12/2021 – 18 horas;
Convidados: Sandra Fagundes, Larissa Dallagnol e Ivon Naval;
Eixos temáticos: Grupos de discussão 21 e 22 de dezembro:
Eixo 1: 21/12/2021 – 14 horas – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania. Debatedor: Izamir Duarte de Farias – CAPS Pelotas.
Facilitadores: Cristiane Campos, Simone Barbosa, Tríssila Krushardt.
Eixo 2: 21/12/2021 – 18 horas – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.
Debatedor: Inês Soria Marques – 3ªCRS.
Facilitadores: Luciane Bastos, Josiane Pereira, Augusto Cesar Sedrez Porto.
Eixo 3: 22/12/2021 – 14 horas – Política de saúde mental e os princípios do sus: universalidade, integralidade e equidade.
Debatedor: Liamara Denise Ubessi – UFPel/Coletivo Povaréu.
Facilitadores: Andréia Bettin, Carmen Zenira Pelegrinotti, Tatiana Schug.
Eixo 4: 22/12/2021 – 18 horas – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.
Debatedor: Rosane Pinheiro Kruger Feijó – UCPel.
Facilitadores: Gabriele Penning, Lis Aline Plamer da Silva, Aline Hepp.
Planejamento comum da atividade:
– Acolhimento dos delegados e participantes.
– Orientações gerais.
– Apresentação dos pontos chaves pelo facilitador – 30 min.
– Debate popular com apresentação de até 12 propostas para a instância Estadual, sem limites para o debate local por subeixo – 40 min.
– Leitura e aprovação das propostas pelo grupo, a relatoria repassará para o redator online, que lançara as propostas no site – 20 min.
– Indicação de delegados.
Aprovação das propostas, eleição de delegados, encerramento e relatoria: 27/12/2021 – 14horas
Ao encerramento dos grupos de discussão as propostas elaboradas para cada eixo deverão ser expostas no site da Prefeitura para que os delegados possam apreciar e encaminhar até a data do encerramento observações para alterar, extinguir ou unificar. Estas alterações poderão ser encaminhadas à comissão organizadora em link específico enviado pelo delegado inscrito a fim de que se faça a leitura das propostas, possíveis alterações e aprovação dos demais delegados na live de encerramento.
O encerramento se dará com a participação das autoridades no dia 27 de dezembro e o relatório da Conferência encaminhado até o dia 31 do mês de janeiro de 2021 e encaminhado ao Conselho Estadual.