21 FEV 2022
GABINETE DO PREFEITO
GGI realiza primeira reunião do ano para alinhar novas ações de segurança para o município
Na última quarta-feira (16), o Gabinete de Gestão Integrada de Canguçu (GGI), convocou uma reunião com representantes do poder público e da comunidade para tratar de pautas relacionadas à organização das ações de segurança e combate à criminalidade para 2022.

O objetivo, conforme destacado pelo Secretário-Executivo do GGI, José Luís Cunha, foi discutir e construir políticas de segurança pública e elaborar condutas que possam vir a minimizar crimes e problemas na área.

Abrangendo a zona rural, foi alinhada à criação do Plano Municipal de Segurança Pública, formado por dois núcleos em cada distrito do município e que conceberá o Conselho Municipal de Segurança Pública. Além disso, a partir do mês de março, também estão sendo organizadas ações de treinamento com os produtores de tabaco para combate e prevenção de incêndios em estufas.

Outro tema debatido em reunião foi a ocorrência de abigeatos na região. Como sugestão de monitoramento, foi levantada a possibilidade de contratação do aplicativo AbigeApp, com o intuito de credenciar e manter um controle digital das marcas e sinais dos animais no município.

Na área educacional serão promovidos ciclos de palestras com a temática de combate a violência doméstica. A ação será desenvolvida pela Defensoria Pública, Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEP) e pelo Departamento de Trânsito Municipal de forma mensal nas instituições de ensino do município.

Buscando ampliar os serviços de vigilância, está sendo realizado um levantamento para a compra de 40 novas câmeras para instalação em prédios públicos, postos de saúde e instituições de ensino. No momento, há 27 câmeras em funcionamento.

No trânsito, será colocado em prática o patrulhamento, com o objetivo de coibir condutores de veículos sob efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas, a fim de reduzir riscos de acidentes nas vias de Canguçu.

Na reunião, estiveram presentes secretários e representantes do Departamento de Trânsito Municipal, Turismo, Rotary, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Pastores Evangélicos de Canguçu (APEC), Sindicato Rural, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.
Autor: Jéssica Timm