10 MAR 2022
GABINETE DO PREFEITO
GGI Municipal lança Observatório de Segurança Pública

Nesta manhã (10), foi realizada a reunião do mês de março do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). Na ocasião, foi realizado o lançamento do Observatório de Segurança Pública Municipal, um mecanismo de gestão de informação e estatística referente à criminalidade em Canguçu. O momento foi realizado no Gabinete do Prefeito, com a presença de instituições de segurança.

De acordo com o Secretário-Executivo do GGI, José Luís Cunha, o Observatório era uma das pautas mais requeridas pelo grupo de trabalho do GGI. “Colocar em prática esse centro de pesquisa era uma das nossas principais ambições, pois, desta forma, conseguiremos identificar e apresentar informações concretas sobre os principais problemas e vulnerabilidades do município”, ressaltou.

O primeiro relatório do observatório foi apresentado durante a reunião, pelo consultor técnico Samuel Rivero. Conforme apontado, entre 17 critérios criminais, avaliados entre 2017 e 2021, Canguçu apresentou aumento em 7 deles: Furto de veículo, roubo de veículo, estelionato, armas e munições, ameaça, lesão corporal e feminicídio tentado. Todavia, os pontos positivos ficaram por conta da redução de 33,33% nos homicídios e de 25% em estupro.

Com os índices de aumento em 50% nos roubos de veículos e 100% de feminicídio tentado, o GGI, a Brigada Militar e a Polícia Civil já trabalham em um plano para entender e reagir a essa tendência, com estratégias focadas no monitoramento e combate destas situações em Canguçu e na região.

O Delegado Regional de Polícia Civil, Márcio Steffens, esteve presente na reunião e durante o seu momento de fala, destacou a importância desta atuação do Observatório e do GGI. “É um trabalho importante, que consegue debater de forma integrada as necessidades e possibilidades de cada local. Acho importante para Canguçu que esse grupo se estabeleça cada vez mais”, frisou o delegado.

O Comando da Brigada Militar também demonstrou apoio quanto ao lançamento do Observatório de Canguçu, destacando a importância deste trabalho para a qualificação das ações de segurança e o alcance de resultados através das políticas públicas integradas.

Para finalizar a reunião, o prefeito Vinicius Pegoraro falou sobre os objetivos e metas do GGI em Canguçu. “Nós sabemos que temos um caminho longo pela frente. As mudanças não vão acontecer de um dia para o outro. Como exemplo, eu cito Pelotas, que tem conquistado grandes avanços na área da segurança, mas que também enfrentou dificuldades e precisou caminhar passo a passo. Em Canguçu, eu espero replicar esse sucesso”, disse o prefeito.

Também estiveram presentes o Comandante da 4ª Companhia de Canguçu Capitão Márcio dos Santos Medeiros, o Comandante do 4º batalhão de Pelotas Tenente Coronel Paulo Renato Scherdien e o Comandante Interino do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPOSUL) Tenente Coronel Claudio de Azevedo Goggia, além de secretários municipais e representantes do Departamento de Trânsito, Turismo, Rotary, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Pastores Evangélicos de Canguçu (APEC), Sindicato Rural, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Para conhecer mais sobre Observatório e acessar os relatórios, consulte o link: https://www.cangucu.rs.gov.br/observatoriosegurancapublica

Autor: Jéssica Timm