15 JUL 2022
GABINETE DO PREFEITO
Museu Municipal Capitão Henrique José Barbosa recebe doações de novos itens históricos
Foto: Otávio Lopes
Na manhã desta sexta-feira (15), a museóloga Talita Correa Vieira Silva recebeu, no Museu Municipal Capitão Henrique José Barbosa, a doação de seis itens históricos dos anos iniciais de Canguçu. Entre as peças estavam quadros, bengalas, relhos e espadas.
O quadro, doado pela acadêmica Auta Sirlei Barbosa de Oliveira, ilustra um dos prédios mais antigos da cidade, localizado ao lado da Igreja, prédio que abriga atualmente a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Outra pintura doada foi da canguçuense Irene Dittgen, que ilustra a casa onde morou Marlene Barbosa Coelho.
O Coronel Cláudio Moreira Bento, presidente da ACANDHIS, doou duas bengalas, uma a qual utilizou durante 12 anos e outra que pertenceu ao Intendente de Canguçu, Genes Gentil Bento, avô do Coronel Cláudio, com uso entre entre os anos de 1908 a 1916.
Além disso, o coronel doou um relho pertencente ao seu pai, Conrado Ernani Bento, prefeito de Canguçu nos anos 1932 a 1937 e de 1952 a 1955 e uma espada que pertenceu ao Capitão Mar-e-Guerra, Cláudio Stumpf Bento, filho do Coronel.
A museóloga Talita relata que as doações acrescentam na história de Canguçu e que estarão servindo como patrimônios culturais do município, sendo expostas no museu para as gerações futuras.
Fonte: Gabinete do prefeito
Autor: Camila Kreps