11 NOV 2022
Consulta Popular 2022 inicia votação no dia 14 de novembro

A partir de segunda-feira, 14 de novembro, até o dia 23 de novembro, ocorre a votação dos projetos indicados na Consulta Popular para inclusão no orçamento do Estado em 2023. A votação será digital, podendo o cidadão votar pelas seguintes plataformas:
- Site: https://planejamento.rs.gov.br/consulta-popular
- Aplicativo Colab, através da Plataforma Coredes.
- WhatsApp: (51) 8924-1547, sem o 9 na frente do número.
Para ter acesso ao ambiente de votação, o cidadão precisará informar o número do título de eleitor, CPF e data de nascimento, além de telefone e/ou e-mail caso opte por receber informações do processo.

A Consulta Popular
Criada em 1998, a consulta tem como objetivo permitir que a população escolha onde e como será investido parte do dinheiro do orçamento do Estado.
Anualmente, o Governo do Estado fixa o valor da verba que será distribuída entre as 28 regiões do Estado. Para a Consulta Popular 2022/2023 serão destinados R$ 55 milhões de reais para a aplicação em investimentos de propostas que serão sugeridas diretamente pela população.
Serão R$ 50 milhões para os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), sendo que 80% dos recursos serão distribuídos de forma igualitária entre os Coredes e 20% partilhados por meio de um rateio, levando em consideração o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) de cada região. Mais R$ 5 milhões irão para os nove Coredes com maior número de votação, sendo R$ 1 milhão para o Corede que ficar em primeiro lugar e R$ 500 mil reais para o que se posicionarem entre o segundo ao nono lugar.

Cédulas de votação:
Na hora do voto, o eleitor poderá escolher uma das cinco propostas disponíveis no respectivo Corede. Os três projetos mais votados serão contemplados com recursos da Consulta. Na região Sul, grupo que Canguçu faz parte, são cinco opções disponíveis:
1 – Agricultura – Incentivo a agricultura familiar da região sul do Estado, com aquisição de insumo (calcário) pelos municípios, e distribuição aos produtores rurais, visando a correção do solo;
2 – Inovação – Implantar pontos públicos de internet para uso da comunidade local e visitantes com objetivo de levar a democratização digital e proporcionar espaços de convívio interativos;
3 – Turismo – Ações de marketing e divulgação do turismo rural nos roteiros rurais existentes e valorização dos aspectos rurais e culturais;
4 – Desenvolvimento Econômico – Fomentar a cooperação entre empresas, gerar um ambiente estimulador ao empreendedorismo e disponibilizar todo o suporte técnico necessário a formação, consolidação e desenvolvimento das redes;
5 – Meio Ambiente – Incentivo ao uso de placas fotovoltaicas para Região Sul.
É de suma importância que a comunidade canguçu participe da votação, pois cada voto somará força na busca por recursos para o nosso município.

Autor: Jéssica Timm