10 JAN 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
GABINETE DO PREFEITO
Estiagem: Prefeitura prepara decreto de situação de emergência
Na última sexta-feira (06), o prefeito Vinicius Pegoraro e o vice, Cledemir Gonçalves, receberam do escritório municipal da EMATER, o laudo técnico contendo as informações acerca das perdas estimadas por conta do atual período de estiagem e escassez de chuvas no município. De acordo com o documento, Canguçu já soma um prejuízo de mais de 61 milhões na produção agrícola.
A partir da análise do documento, na tarde de ontem (09), o prefeito Vinicius Pegoraro realizou uma reunião com os representantes do conselho da defesa civil municipal e sindicatos para debater a respeito do encaminhamento do decreto de situação de emergência. No encontro, os presentes decidiram, por unanimidade, aprovar a publicação.
Agora, o município está em fase de elaboração do documento com as disposições legais exigidas. A partir da vigência do decreto, o município terá maior facilidade na captação de recursos via governo federal, além de mais agilidade na contratação de equipamentos e serviços para o atendimento à comunidade mais atingida.
Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Agricultura tem prestado assistência diária para a comunidade, seja no abastecimento diário de água, quanto na abertura de bebedouros e cacimbas. Somente nos últimos 3 anos, já foram abertas mais de 3 mil cacimbas e bebedouros. Ademais, a estrutura de trabalho foi ampliada com o uso de 3 caminhões pipa.
Apesar disso, o prefeito Vinicius Pegoraro destaca que a demanda se mantém muito alta e, por isso, é necessário apoio tanto do Estado quanto da União para amenizar os efeitos da crise hídrica. Para isso, o município está homologando o decreto de emergência e, após, aguardará a sua validação pelo governo estadual e federal.
Autor: Josimara Megiato