07 FEV 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANISMO
Canguçu fechou 2022 com saldo positivo de admissões
Em Canguçu, o mercado de trabalho se manteve aquecido ao longo do ano de 2022. De acordo com dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, o município alcançou cerca de 1.637 novas vagas de emprego com carteira assinada.
No acumulado do ano, o saldo ficou em 103 novas contratações.
Em contraponto, foram 1.534 desligamentos ao longo do ano. Conforme apontado, esse é o sexto ano que os números se mantém positivos. O comércio, a construção civil e o setor de serviços foram os que mais geraram vagas em 2022.
Além de ressaltar o potencial desenvolvimento econômico no município, o resultado também demonstra a importância dos investimentos da Prefeitura na qualificação profissional, como realizado com o Programa Capacitar, que fornece cursos profissionalizantes gratuitos para a comunidade.
O Programa vem sendo desenvolvido desde 2021 e já formou mais de 200 alunos. "É um dos melhores programas da administração municipal, em razão de que ele trata das pessoas, investe nas pessoas. A cada formatura que realizamos, são mais profissionais que saem prontos para o seu caminho profissional", disse o prefeito Vinicius Pegoraro.
Outra iniciativa que favorece o mercado de trabalho é ampla divulgação de vagas com o portal Emprega Canguçu. No site, as empresas podem cadastrar as oportunidades disponíveis e os candidatos podem enviar o seu currículo. Ademais, o Núcleo de Emprego e Renda também gera posts diários nas redes sociais referentes as vagas de emprego.
A desburocratização também foi ponto chave para os bons números. Atualmente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo, responsável pela análise dos projetos arquitetônicos e aprovação, tem concluído a primeira análise em um recorde médio de 5 a 15 dias e algumas aprovações em menos de 30 dias.
O secretário da pasta, Nilson Nornberg, avaliou positivamente o trabalho. "Hoje, somos uma referência para a região na área de desburocratização de projetos. Um grande trabalho que culminou na geração de empregos, aqueceu o mercado empreendedor local e melhorou o ambiente de negócios", declarou.
Ainda de acordo com o secretário, além da eficiência para a aprovação, o setor também está a disposição dos proprietários bem como como do grupo de engenheiros e arquitetos do setor privado para tratar dos projetos. A ação contribui para o fortalecimento do serviço e a praticidade das atividades do setor.

Autor: Jéssica Timm