21 MAR 2023
GABINETE DO PREFEITO
Pela segunda vez, prefeito de Canguçu é eleito presidente da Amprotabaco
Foto: Otávio Lopes
Na última segunda-feira (20), foi realizada a eleição para presidência da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) para a gestão 2023 - 2024, em Santa Cruz do Sul. A nova diretoria, aprovada por unanimidade pelos membros participantes, será liderada novamente pelo prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro.
A assembleia, que acontece a cada dois anos, é um momento importante para definir as diretrizes e ações da entidade, que representa e defende os municípios produtores de tabaco em diversas esferas. Além da eleição da diretoria, a reunião também serviu para apreciação e aprovação das contas do último exercício.
Em fala, o chefe do executivo de Canguçu comentou sobre a importância da produção de tabaco para o município. “Para citar um exemplo, em 1997, antes do boom do tabaco, o orçamento de Canguçu era de R$ 6 milhões. Hoje, já ultrapassa os 220 milhões em arrecadação e vemos que é o pequeno produtor de tabaco que fortalece o comércio e gera retornos” comentou.
A Amprotabaco é uma associação fundada em 2013, que representa os produtores de tabaco. O seu principal objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões produtoras e contribuir para a sustentabilidade da cadeia produtiva do tabaco, defendendo os interesses dos produtores e fomentando a cultura.
Autor: Chaiane Romer