20 MAR 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Núcleo de Etnias da Prefeitura promove roda de conversa sobre discriminação racial
Foto: Camila Kreps
Na última sexta-feira (17), o Núcleo de Etnias junto a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos realizaram a 1ª Roda de Conversa em Reflexão ao Dia da Discriminação Racial. O encontro contou com a presença de representantes das comunidades quilombolas do município.
Para a abertura foram realizadas duas apresentações artísticas, sendo uma de canto com a presidente da comunidade quilombola, Maria Beatriz Duarte da Rocha e outra de dança pelo grupo Raízes do Afro. Após, o ex secretário de Desenvolvimento Rural, Flavio Almeida, realizou uma fala ressaltando a importância de reconhecer atitudes racistas e como se posicionar diante disso.
Além disso, houve o relato da universitária de psicologia da Universidade Federal de Pelotas, Eliana Duarte da Rocha, contando sua história de vida e as superações vividas dentro e fora do ambiente escolar. O Coordenador do Centro de Integração de Entidades da Metade Sul (Ong Ciem), Denilson dos Santos Nogueira e demais membros também reafirmaram a importância de momentos para debate sobre o tema.
Para o encerramento do evento foi promovido ainda um coffee break, oferecido pela Cozinha Comunitária. Em virtude do sucesso do evento, os membros já discutem uma nova data para a próxima roda de conversa.
Autor: Camila Kreps